Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

50 anos da Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler

A memorável campanha política de 1960, foi organizada através dos Comitês Nacionalistas, também chamados de Comitês Populares ou Comitês de Rua. De janeiro a outubro, um importante trabalho de conscientização política havia frutificado: o povo de Natal, de forma consciente e participativa elegia em 03 de outubro de 1960, o primeiro prefeito pelo voto direto: Djalma Maranhão, com 21.942 votos (66%).

Acampamento da Campanha
de pe no chaoUm mês antes das eleições, os duzentos e quarenta Comitês constituídos se reuniram, setorialmente, em Convenções de Bairros, onde discutiram e aprovaram o programa político-administrativo do futuro prefeito, que tomou posse em 05 de novembro de 1960. A principal reivindicação: erradicar o analfabetismo em Natal. Defensor da participação popular em todas as esferas da política, Djalma Maranhão atende de imediato, com criatividade e inovação, a solicitação dos Comitês Nacionalistas.

Sem dinheiro para a construção de prédios escolares, a Prefeitura apelou para a população: onde fosse cedida, gratuitamente, sem cobrança de aluguel, uma sala, seria instalada uma “Escolinha”. Sindicatos, sociedades beneficentes, sedes de clubes de futebol, cinemas de bairros, igrejas de todos os credos, residências particulares, abriram as suas portas. Era o início da Campanha de Educação Popular. Foram instaladas cerca de trezentas “Escolinhas”, que foi a primeira das oito fases da Campanha.

A necessidade de atacar o analfabetismo nas áreas mais densamente povoadas era um desafio a ser vencido. Numa reunião, início de fevereiro de 1961, no Comitê Nacionalista das Rocas, em uma das salas do grupo escolar do professor Acrísio Freire, hoje Escola Estadual Isabel Gondim, todos que ali estavam queriam acabar com o analfabetismo. Mas como, se não havia recursos financeiros? Foi quando surgiu a idéia de se fazer uma escola de palha de coqueiro.

Em 23 de fevereiro de 1961, tinha início um Movimento Educacional que, mais tarde, seria batizado de Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler. Esta segunda fase é a escola sem paredes, coberta de palha de coqueiro e o piso de barro batido. Era a primeira experiência em grande escala da Escola Ecológica.

Em 1961, construíram-se dois Acampamentos ou Pavilhões: o do bairro das Rocas e do Carrasco. Em 1962, mais sete, situados nos bairros periféricos das Quintas, Conceição, Granja, Nova Descoberta, Nordeste, Aparecida e Igapó, totalizando nove, que cobriam os limites da cidade. A criança pobre não tinha necessidade de deslocar-se para uma região distante de sua residência. E o mais importante, não exigia uniforme nem sapato para aqueles que a frequentavam.

Um Acampamento Escolar era integrado por cinco galpões de 30m x 8m, com quatro salas de aula cada um, em forma retangular e um galpão circular destinado à recreação dos alunos; reuniões de círculos de pais e professores; festividades do bairro, servindo ainda como uma espécie de “teatro de arena”, para exibições de autos folclóricos. Cada Acampamento tinha uma biblioteca à disposição de alunos e professores. Completavam a paisagem do local, hortas e aviários, cuja produção era consumida pelos alunos na merenda diária e parque de recreação, fatores importantes de neutralização da evasão escolar. As únicas dependências construídas em alvenaria eram uma pequena sala, que funcionava como diretoria; secretaria; almoxarifado; local de guarda de caixas da biblioteca e da merenda escolar e os sanitários.

No início de 1962 tem início a terceira fase: alfabetizar de casa em casa os adultos, que tinham resistência de ir à escola. Uma equipe, previamente treinada, de estudantes secundaristas: os professores-meninos-voluntários, entram em cena. Faixas foram colocadas nas diversas ruas do bairro das Rocas, como por exemplo - “Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler”: nesta rua restam somente 20 analfabetos. Ajude o Prefeito Djalma Maranhão a combater o analfabetismo. Foi inevitável a emulação de uma rua contra outra rua. A disputa agora é por quem irá ter o direito de inaugurar primeiro, uma placa, dizendo: “Nesta rua não existe nenhum analfabeto”.

A quarta fase - dezembro de 1962: criação do Centro de Formação de Professores (CFP), que através de cursos oferecidos dentro das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e legalizado através do Conselho Estadual de Educação, preparava jovens para atender a grande demanda educacional.

- Em 11 de fevereiro de 1963 foi instalada a quinta fase – “De Pé no Chão Também se Aprende uma Profissão”. Destinava a dar ao jovem, ao homem alfabetizado e às mulheres, através de quase trinta Cursos de Aprendizes, os instrumentos profissionais para uma mão de obra especializada.

- A sexta fase – A Cartilha de Alfabetização de Adultos, lançada em abril de 1963: o livro de uma escola democrática. Cerca de cinco mil adultos foram matriculados. A grande maioria era constituída de pais das crianças que estudavam nos nove Acampamentos espalhados pela cidade. A Cartilha de Pé no Chão,foi uma adaptação do “Livro de leitura para adultos”, do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco (MCP), através do Método Paulo Freire.

A sétima fase – A interiorização da Campanha. Consolidada em Natal, ampliava seus espaços para o interior do Estado: várias prefeituras solicitaram bolsas de estudo para professores primários municipais, no Centro de Formação de Professores, assim como a devida assistência pedagógica.O idealismo e a seriedade da Campanha fizeram com que gestores públicos de todas as regiões do país solicitassem informações a respeito do mais autêntico Movimento de Educação Popular do Brasil.

Oitava fase – A escola brasileira com dinheiro brasileiro. Era a época da “Aliança para o Progresso”, programa norte americano com transferência maciça de financiamentos a administrações que compactuavam com essa ingerência estrangeira. Contrapondo-se a esta interferência, Djalma Maranhão continuava na sua obstinada luta de construir Escolas com Dinheiro Brasileiro. Toda quarta-feira inaugurava uma Escola, transformando-se numa festa, com exibições de autos populares e folclóricos, principalmente de bambelô e discursos políticos das lideranças locais.

Ao ser destruída pelo Golpe Militar, em abril de 1964, a Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler já tinha alfabetizado vinte e cinco mil crianças somente em Natal.

 
Alexandre de Albuquerque Maranhão - Historiador

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Modelo socialista combaterá a pobreza", diz ministro venezuelano

"Só o socialismo e a revolução podem combater a pobreza e criar um país produtivo", disse o ministro venezuelano da Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias, Ricardo Menéndez, durante sua aparição perante a Assembleia Nacional (AN).

O funcionário detalhou hoje que o governo tem investido 393 bilhões de dólares na área social, em contraposição aos 71,5 bilhões de dólares que foram alocados durante os 40 anos antes do triunfo do projeto bolivariano conduzido por Hugo Chávez.

"Aí estão os recursos dos venezuelanos, estão em investimentos sociais no resgate das condições de vida de um povo", afirmou Menéndez.

O ministro explicou que esse dinheiro foi destinado a fortalecer o sistema nacional de saúde que, antes da revolução, tinha capacidade para atender a apenas 3,5 milhões de venezuelanos, enquanto atualmente abarca a atenção a 20 milhões. Além disso, ele completou, 2,4 milhões de estudantes universitários que agora existem no país se beneficiam destes recursos, ao passo que no passado, apenas 600 mil tiveram acesso ao ensino superior.

Ele lembrou que antes da chegada da Revolução, a renda advinda do petróleo privilegiava alguns poucos. "Agora a revolução bolivariana construiu um país caracterizado pela igualdade, para que dessa forma se possa reduzir as assimetrias", ressaltou.

Na terça-feira os ministros venezuelanos da área de economia produtiva apresentaram os respectivos relatórios sobre a gestão de 2010, diante dos deputados da Assembleia Nacional.

Além de Menéndez também apresentaram relatórios Juan Carlos Loyo, de Agricultura e Terras, José Khan, de Indústrias Básicas e Mineração, Edmée Betancourt, de Comércio, e Alejandro Fleming, do Turismo.

Fonte: Imprensa Latina

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Charge da semana

“O novo governo está querendo é juntar dinheiro para ficar forte e enquadrar aliados incômodos”, diz Wilma de Faria

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) utilizou seu twitter oficial, para responder o que ela classifica de grande mentira, dita pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e seus secretários, de que herdou um rombo milionário, dos governos da própria Wilma e de seu sucesso Iberê Ferreira de Souza. E Wilma não poupou palavras, e o limite de 140 caracteres do twitter parecer ter sido insuficiente, para externar o seu desabafo. "Rombo existiu no passado quando o partido que hoje governa o Estado atrasava a folha dos funcionários. Quando pagava menos que um salário mínimo a um servidor. Quando pagava professores com um famigerado abono que corroia seus direitos trabalhistas. Uma ilegalidade, um abuso, um absurdo. Eu nunca atrasei um só dia de pagamento a funcionário. Problemas e dificuldades financeiras o Estado tem. É verdade. Há momentos em que se agrava, sim. Quando assumi em 2002 a situação era muito pior. Os balanços estão ai para provar", escreveu.

Wilma ainda apresentou números, que de acordo com ela não demonstra tanta dificuldade financeira, como Rosalba Ciarlini vem divulgando na imprensa. "Sabe quanto o governo arrecadou agora em Janeiro? Próximo a 600 milhões de reais. Em apenas um mês. Sabe quanto gastou com a folha incluindo todos os poderes? Próximo a 200 milhões ou pouco mais do que isto. Sabe quanto destinou para a divida? 25 milhões, algo por aí. Sabe quanto sobrou para custeio, programas e investimento? Mais de 200 milhões. O que esta sendo feito com este dinheiro?", indagou a ex-governadora.

Derrotada nas eleições para o senado, Wilma encerrou seu desabafo provocando Rosalba a ser mais transparente nas suas ações. "Cadê a transparência tão propalada nos discursos? Por que tiraram do ar o portal que eu criei para mostrar as contas na internet? Minha gente, o novo governo esta querendo é fazer caixa. Juntar dinheiro para ficar forte, enquadrar aliados incômodos, manobrar melhor o cenário político da forma pouco republicana a que estão acostumados. Eles fazem este alarde todo para não ter que dar aumento a funcionário, para se proteger melhor das reivindicações por mais recursos dos outros poderes, dos prefeitos pedindo convênios e obras para seus municípios, para se desobrigar ou barrigar suas inúmeras promessas de campanha", finalizou.

Fonte: Marcos Dantas

Jornal Estadão ataca PCdoB para golpear o governo Dilma

Leia a íntegra da nota emitida pelo PCdoB acerca das alegadas denúncias do Estadão:

Estadão ataca PCdoB para golpear o governo Dilma
Na suas edições de 20 e 21 de fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou um arremedo de reportagem tão extenso quanto falso no qual ataca com calúnias a honorabilidade do Partido Comunista do Brasil e de um dos seus dirigentes, Orlando Silva, ministro do Esporte. Visivelmente esse movimento pretende atingir o Ministério do Esporte para golpear por extensão o nascente governo da presidente Dilma Rousseff.

Apoiado tão somente na manipulação grosseira de um amontoado de 'estórias', o referido texto afirma de modo criminoso que o Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, “além de dividendos eleitorais, transformou-se num instrumento financeiro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)”. Para sustentar esta mentirosa afirmação diz que entidades apartidárias e ONGs com as quais o Partido não tem vínculo algum seriam “subordinadas” a ele e mero biombo para supostas ações ilícitas. Mas não se apresenta nenhuma prova, nenhum fato que comprove denúncia tão grave.

E mais. Não se atendeu ao procedimento básico do jornalismo que mereça esse nome: ouvir 'o outro lado'. No texto não há a palavra do PCdoB, não foi ouvida a defesa da direção nacional do PCdoB, apenas de passagem a do ex-presidente do Partido da seção do Distrito Federal. Utilizaram de forma parcial e distorcida a nota esclarecedora dos fatos emitida pelo Ministério do Esporte.

Vamos ao mérito. O Programa Segundo Tempo tem a finalidade de oferecer a crianças e adolescentes, sobretudo, de famílias de baixa renda, atividades esportivas e recreativas como meio de inclusão social. Conforme afirmou o Ministério do Esporte, desde 2003 os governos do ex-presidente Lula e, agora, o governo Dilma já aplicaram mais de 1 bilhão de reais para torná-lo realidade. Esse programa já atendeu 1 milhão de jovens. Ainda segundo o Ministério o programa se realiza por meio de convênios com mais de duas centenas de instituições de governos estaduais e de prefeituras e, também, de entidades populares e ONGs. E rigorosamente nenhuma triagem ou distinção de referência partidária é feita para que sejam estabelecidos esses convênios.

O que fez a pretensa reportagem? Ela 'pinçou' neste amplo universo determinadas entidades servindo-se de um critério muito usado à época das ditaduras, ou seja, o da “caça aos comunistas”. Então o dito texto informa, ou melhor, denuncia, que em tal entidade há nove comunistas filiados, naquela outros tantos e por aí segue. E sem apresentar nenhuma evidência, nenhuma prova, estampa a calúnia que vincula as finanças do Partido com a atividade dessas entidades.

Desse modo, o pretenso 'furo' jornalístico se revela um arranjo, um enredo mentiroso.

O PCdoB na atualidade, decorrente de seu programa partidário e do convite advindo de méritos na sua atuação política, tem quadros e lideranças no exercício de responsabilidades públicas nas distintas esferas de governo.

Nessa atividade se orienta pela política de que seus membros no exercício de funções públicas, seja em postos legislativos, sejam em cargos nos executivos, devem se pautar pelo rigoroso cumprimento da legislação e orientações administrativas inerentes às funções exercidas e não confundir, sob qualquer justificativa, o exercício de sua função de governo com sua atividade partidária. Neste trabalho, tem como princípio e como prática o rigoroso zelo pelo patrimônio público. Demonstração disso é que não há nada que os desabone. O trabalho por eles realizado é fiscalizado e aprovado nos termos da lei. Já o Partido como instituição tem toda sua movimentação contábil e financeira aprovada pelos órgãos competentes da República.

O que levaria o Estadão a publicar em duas edições seguidas um ataque tão artificial quanto sórdido ao PCdoB?

Primeiro - O conservadorismo reacionário não admite que forças progressistas, de esquerda, como o Partido Comunista, ganhem força crescente na democracia brasileira.

Segundo - Por um preceito elementar da 'guerra'. Pelos flancos se atinge o objetivo principal. O Ministério do Esporte sequer existia como tal em 2003. De lá para cá pela importância de sua atividade e pelos méritos dos titulares de sua gestão – entre os quais destaca-se o trabalho do ministro Orlando Silva – a pasta adquire progressivamente a relevância que a sociedade atribui ao tema. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão marcas destacadas da agenda nacional e do governo federal. Portanto, o objetivo desta pseudo reportagem é atingir o governo da presidente Dilma Rousseff numa área das mais simbólicas para seu mandato.

Terceiro - Certa linha editorial da mídia nacional não admite programas do governo federal direcionados aos mais pobres. Sabemos a oposição, por exemplo, que o Bolsa Família sofreu e ainda sofre por parte de vários veículos de comunicação. O Programa Segundo Tempo pretende levar o esporte às crianças e aos jovens da periferia, das favelas, do interior pobre e distante. Por isso recebe ataques como este.

O Partido Comunista do Brasil tem quase 90 anos de atuação ininterrupta na história brasileira. Possui um legado de construção da nação e de defesa resoluta da democracia. É uma legenda respeitada pelos aliados e mesmo pelos adversários. A reação já utilizou as mais diferentes armas para tentar excluí-lo da vida política nacional, inclusive a tortura e o assassinato dos quais foram vítimas centenas de dirigentes e militantes, sobretudo, na luta para que a nação viesse a desfrutar da democracia que hoje o país respira. Desta feita, a mídia é usada para enfraquecê-lo, mas o resultado será nulo, dado o caráter falso, inverídico deste amontoado de mentiras a que o Estadão denomina de reportagem.

Direção Nacional do PCdoB
São Paulo, 21 de fevereiro, 2011”

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Imagens que ficarão marcadas na história de Caicó

O povo vai as ruas exigir apuração das denúncias de corrupção envolvendo a Câmara Municipal de Caicó.
Um exemplo de cidadania!

Ativista José Procópio fala sobre manifestação popular em Caicó contra a corrupção

Marcos Dantas - Qual foi o principal objetivo da mobilização feita pelo Fórum de Debates na manhã de hoje em Caicó?
Procópio Lucena - O Fórum não tem objetivo nem de punir e nem de defender ninguém. Somos um conjunto de organizações, desde as igrejas católicas e evangélicas, e movimentos sociais diversos, e que lutam pela ética na política e transparência na coisa pública. O Fórum não foi às ruas nem pra pedir que quem esteja afastado volte, e nem defender que quem está lá dentro vá pra fora. O papel do ato foi dizer não a impunidade, e queremos a punição dos culpados, que assim a Justiça identificar. Foi um ato pacífico, ordeiro, pautado no estado democrático e de direito. Estamos querendo dizer: houve duas autoridades conversando um dialogo, dentro da Casa do Povo, e foi gravado em áudio ambiental, gravado todo um ensinamento. Foi como o bispo Dom Delson disse no seu discurso: se é verdade esse fato, meus pêsames a todos. Estamos sugerindo que apura as denúncias, e se comprove se teve ou não atos errados. O Brasil inteiro tomou conhecimento, e quem ouviu a fita ficou impressionado com a forma, inclusive, fácil de dizer como deveria ser feito às coisas, porque devia os detalhes operacionais, quem se beneficia com isso ou com aquilo. Nós rompemos à barreira da ditadura, e fomos para as ruas, conclamar a população a exercer a cidadania. O Fórum está solicitando a apuração de uma denúncia feira por um vereador, e entregue ao Fórum. Fomos a todas as instancias mostrar a denúncia.

A manifestação superou as expectativas do Fórum?
Sim. Nós sabemos que nossa cultura ainda é de esperar que os outros resolvam por mim, ou que os rádios resolvam. Caicó tem uma cultura muito interessante: a população está na reunião e corre pra casa, pra ouvir o que o rádio vai dizer, por isso que o rádio em Caicó tem uma força impressionante. Julgamos que foi um ato bonito, o envolvimento dessas forças foi uma demonstração de que a democracia vale a pena e o crime não compensa. Vamos caminhar mais, sem agressão a ninguém. Estamos tratando de uma crise em uma instituição que consideramos extremamente importantes, já que é a casa do povo.

Este foi o primeiro ato de muitos que virão pela frente?Foi sim. Já há um conjunto de outras articulações surgindo, para que a gente se mobilize mais. Vamos voltar na próxima semana a todos os órgãos que entregamos as denuncias. Vamos ficar numa vigilância de rua e outra no Judiciário. Serão duas frentes permanentes, e recebemos hoje muitas pessoas do povo, de instituições que a gente nunca imaginou que querem se integrar ao movimento. Acreditamos que a Justiça vai investigar, a Policia Federal já recebeu o Ministério Público também, e sentimos que quando viram a peça, ficaram preocupados e diziam pra nós: vamos fazer nossa parte, e vocês façam a sua. O povo quer que o dinheiro público seja aplicado com honestidade. Nós somos obrigados a zelar o patrimônio público, porque não é meu, é nosso. Não é justo que as pessoas paguem seus impostos e vejam uma fita daquela. O orçamento da Câmara para este ano é de 3 milhões de reais. Dividindo por 12 meses, cada vereador custa para o município 29 mil reais, ou seja, 53 salários mínimos por mês. Depois de transitado em julgado é que alguém pode ser acusado. Por isso que queremos que a apuração seja feita.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bolsa Família chega a 12,9 milhões de atendidos e cumpre meta

O Programa Bolsa Família, que tem por objetivo combater a fome e a pobreza, alcançou a meta de atendimento definida em abril de 2009. São 12,9 milhões de famílias que podem sacar o benefício. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foram baseadas nos Mapas da Pobreza, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os valores transferidos superam R$ 1,2 bilhão. Essa foi a segunda meta estipulada para o programa desde a criação, em outubro de 2003. O benefício está disponível nos postos de pagamento da Caixa Econômica Federal até 28 de fevereiro.

A primeira meta previa a inclusão de 11,1 milhões de famílias e foi atingida em junho de 2006, com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004. Na época, o critério de entrada no programa era ter renda mensal por pessoa da família de até R$ 120,00.

No início de 2009, o MDS optou por usar os Mapas da Pobreza como referência para a estimativa e também corrigiu o valor para atendimento pelo Bolsa Família, que passou a ser de R$ 140. Essa atualização obedeceu à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre abril de 2006 e dezembro de 2008. Esse valor é mantido até hoje.

Com essas mudanças, o programa ampliou sua meta, para 12,9 milhões. O objetivo, segundo o MDS, é chegar a toda população pobre e estimular o acesso aos serviços de educação e saúde.

Economia
Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que para cada R$ 1 investido no Bolsa Família, o Produto Interno Bruto (PIB) aumenta em R$ 1,44. Metade dos recursos é destinada à região Nordeste e os estados da Bahia, Pernambuco e São Paulo lideram em total de valores recebidos.

A complementação de renda, com o pagamento do benefício, está aliada ao cumprimento de condições nas áreas de educação e saúde. Frequência escolar abaixo dos índices exigidos, falta de acompanhamento de pré-natal e criança sem vacinar podem levar ao bloqueio e ao cancelamento do benefício. A atualização cadastral permanente, ou pelo menos a cada dois anos, é outro compromisso da população atendida.

Atualização
Neste ano, 1,3 milhão de famílias precisarão renovar seus dados para evitar o cancelamento do programa. A lista das famílias que está no processo de revisão de 2011 já está disponível para os gestores no Sistema Integrado do Programa Bolsa Família (Sigpbf), no site do MDS.

Toda família com renda mensal por integrante de até R$ 140 tem direito ao Bolsa Família. O benefício varia de R$ 22 a R$ 200.


Fonte: MDS

O NÚMERO DE VEREADORES DE CAICÓ VAI OU NÃO AUMENTAR PARA 15?

A PEC 333 – que ficou conhecida como a PEC dos vereadores – que aumentou o número de vereadores em algumas câmaras municipais brasileiras, está mais uma vez ganhando a mídia no país inteiro. É que as câmaras municipais de todo o Brasil estão começando a discutir se vão ou não acatar a lei na determinação do limite máximo  de vereadores, de acordo com as 24 faixas, ou se vão intercalar o escrito, dizendo fazer uma compreensão que o povo prefere assim.  

No Rio Grande do Norte, prevalecendo o texto aprovado e promulgado pelo Congresso Nacional, as câmaras municipais que sofrerão alterações para mais são: Apodi (9 para 13), Açu (10 para 15), Areia Branca (9 para 11), Baraúna (9 para 11), Caicó (10 para 15), Canguaretama (9 para 11), Ceará Mirim (10 para 15), Currais Novos (9 para 13), João Câmara (9 para 13), Macaíba (10 para 15), Macau (9 para 11), Mossoró (13 para 21), Natal (21 para 29), Nova Cruz (9 para 13), Parnamirim (12 para 21), Pau dos Ferros (9 para 11), São Gonçalo do Amarante (10 para 15), São José de Mipibu (9 para 13), Santa Cruz (9 para 13) e Touros (9 para 11).

COM RELAÇÃO AOS GASTOS DAS CÂMARAS

Ao contrário do que se imagina o aumento no número de vereadores não deverá ter conseqüências nos gastos dos legislativos o que deverá acontecer é um novo planejamento dentro da nova realidade com a receita repassada pela prefeitura.

O texto aprovado aumenta o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791, mas reduz os gastos de R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões anuais, porque o limite do orçamento das câmaras passará a ser fixado em 2% a 4,5% da arrecadação do município dentro de cinco faixas de receita total anual. Hoje, esse limite é de 5% a 8% da receita, variando com base no número de habitantes.

DECISÃO DE NOSSOS EDIS
Como os nossos vereadores se comportarão diante deste fato? Vão seguir a linha de que é melhor para o povo, e que é um desejo desse mesmo povo que não se aumente, ou ainda que se aumente, mas não tanto, assim desagradaremos menos? Será que vão propor um plebiscito, assim o povo decidirá de forma democrática e os contrários ao resultado - que todos já saberíamos - não teriam o que dizer?

E os partidos políticos de nossa cidade, vão emitir um parecer oficial expondo sua opinião - opinião esta - tirada em plenária com todos os seus filiados? 

Qual sua opinião? Deve ou não aumentar o número de vereadores em Caicó?
Essa história ainda vai dar muito que falar. O resultado, só conheceremos em setembro.

Dilma: presidência e divórcio

O Blog reproduz trechos do artigo publicado no blog do amigo e camarada de lutas Canindé de França.
Vale a pena conferir!

"A vitória do governo Dilma só se dará pela implementação de transformações para o qual foi eleito. Para isso, precisa vencer a atual política macroeconômica, que já teve o seu ciclo esgotado no Brasil, e fazer as reformas democráticas que pautamos desde o início do primeiro governo Lula ".
Lúcia Stumpf, é Secretária Nacional de Movimentos Sociais do Partido Comunista do Brasil. A declaração de Lúcia, ocorreu durante a 1ª reunião do Fórum de Movimentos Sociais do PCdoB, realizado em São Paulo/SP, no último dia 19/02/ 2011.
É verdade, mesmo sendo uma das construtoras e a principal herdeira dos resultados positivos do governo Lula, em que lhe favoreceu na condição de candidata de um partido e amplamente apoiada por um bloco de forças políticas e sociais, que motivou a vitória eleitoral no 1º e 2º turno do processo eleitoral de 2010. A presidente tem enormes desafios, dentre os quais o de manter o Brasil posicionado de forma altaneira e soberana no cenário da diplomacia internacional e da manutenção de prioridade nas relações econômicas e comerciais com os chamados países emergentes, em detrimento do saudosismo do frenesi neoliberal de favorecimento aos Estados Unidos e Europa.

Dilma como chefe de Governo e de Estado não pode se amiudar mediante as pressões e disputas pelo rumo político do "seu" governo, afinal chegou a esta condição não somente por méritos próprios ou somente pelo massivo prestígio do ex-presidente Lula. Na base histórica de sua vitória eleitoral, se encontra um acúmulo da luta política e de resistência pela construção de uma Pátria Livre, Soberana e Próspera cultural e   materialmente, tendo inclusive, sua excelência como uma das inúmeras sobreviventes do ideário deste modelo que advogamos ser o mais justo e acertado na atual quadra em que nos situamos na América e no cenário mundial.
Casamento e divórcio

O instituto do divórcio é coisa do final dos anos 70 do século passado, se constituiu numa grande conquista para a sociedade brasileira, em especial para as mulheres. No entanto, os passos do governo Dilma não podem ser no sentido de equiparação desta conquista civilista a um retrocesso em termos de acumulação de forças e de firmar uma perspectiva de verdadeiras mudanças e transformações para o Brasil. Não pode ser Dilma, entenda-se esta representação política de muitos segmentos(Partidos, Movimentos, Pessoas e Sentimentos) que vai brecar ou atrasar esta possibilidade de vitória, vitória de projeto, de projeto elevado em termos econômicos(produção, geração de emprego, de renda e de fortalecimento de nossa capacidade industrial e de inventos técnicos científicos) e sociais(ampla e massiva apropriação das riquezas materiais advindas da natureza-meio ambiente-proteção e preservação- e do trabalho humano).

No aspecto relacionado  a economia e a inclusão social, não devemos compreender, ou mesmo aceitar que tais resultados sejam apenas na órbita da individualidade imediata, sem que a mesma não esteja diretamente vinculada ao desenvolvimento e crescimento econômico sustentável, e que reflita o empoderamento dos elementos edificadores de um Estado forte e de uma Nação que não dependa no seu imediato de uma (sobre)vida baseada em ações e modelos que variam apenas de posição de governos que chegam ao poder da República, como consequência dos processos eleitorais "democráticos" em vigência.

Neste sentido, a implementação de Políticas Públicas é fundamental, não só como direitos, mas como expressão do sentimento de compromisso e diretrizes esboçado pelo Estado brasileiro, com primazia da União, ente federado mais importante e concentrador do recolhimento de tributos fiscais.

O combate a miséria, a sua erradicação, é temática central dos discursos da presidente Dilma, remanescem da campanha eleitoral, o que é muito importante, pois revela a fidelidade do programa defendido em campanha e dos gestos esboçados nos primeiros dias de governo. Diga-se é um sinal muito positivo.

O que hoje é moderno, amanhã pode ser obsoleto, do contrário também é verdadeiro.

Pois bem, em que pese sermos construtores, aliados e defensores do êxito de Dilma e do Governo, não devemos nesta matéria exercitar o prelado da fé, pois a disputa pode colocar Dilma em campos opostos aos dos interesses mais elevados do Povo Brasileiro, isso em termos políticos chama-se cooptação, que pode inclusive se manifestar de diversas formas e meios, o tempo nesta circunstâncias é muito importante, não deve ser menosprezado. Neste caso aqui, se aplica bem a máxima: a pressa é inimiga da perfeição. Entenda-se perfeição como os compromissos históricos, políticos e sociais que fizeram se juntar a Dilma milhões de Homens e Mulheres, de organizações sociais, políticas e de outros credos, necessariamente não religiosos. Na dúvida, ou na contrariedade, busque pesquisar a trajetória do eminente Fernando Henrique Cardoso, "carinhosamente" chamado de FHC, mas uma coisa é verdade, deve-se considerar o tempo, as condições e a realidade em que os fatos acontecem, ou deixam de acontecer.

Desenvolvo meu raciocínio e esboço opiniões de quem acredita na possibilidade de mudanças, e que quer encontrar outros caminhos para o Brasil e seu Povo, diferente do conformismo e de que ta muito bem assim, pior era antes, tais atitudes não me servem, e nem tampouco deve justificar os que se afastam dos compromissos assumidos sem as razões devidamente apresentadas.
Pressão e poder de cooptação de nossa elites.

Sem dúvida, a política macroeconômica de Dilma à frente do Governo, não serve ao Povo e nem muito menos ao interesses do desenvolvimento do Brasil. É uma manifestação de cumplicidade e sob certo aspecto de submissão ao poderio de quem a aprisionou e privou de crescimento, desenvolvimento e liberdade a nossa Pátria.

Vivemos momentos delicados, a disputa em curso é de grande monta, não existe amadores nesta contenda, os contendores já compreenderam que o principal é o rumo, e como tal é por ele que se deve buscar a todo custo, inclusive o de se afastar de alguns e de se aproximar de outros, mesmo que sejam os algozes de ontem.

Que nos lancemos em permanente luta no sentido de vencer o assédio e as pressões que se comprimem contra nosso projeto e nossa Presidente Dilma. Nesta luta tem papel central os Partidos comprometidos com as "Mudanças e Transformações", o movimento social e sindical, lideranças e personalidades democráticas e patrióticas, jovens, mulheres, a intelectualidade progressista, enfim, todos que acreditam nesta construção e possibilidade de fazer o Brasil avançar ainda e cada vez mais.

Torço e luto, lutemos todos para que a nossa relação se fortaleça e o divórcio não seja o caminho de Dilma com o Povo Brasileiro que luta em defesa de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil.
Que as elites não separem aquilo que o Povo brasileiro uniu.

Na luta!

o artigo completo você confere em www.canindedefranca.blogspot.com

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CONCURSO PARA PROFESSORES DO RN PODERÁ SER REALIZADO AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE

Por determinação da secretária de Estado da Educação e da Cultura - SEEC, Betânia Ramalho, a rede estadual de educação irá seguir metas, durante todo o ano letivo, visando o aprimoramento da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

A Agenda Positiva da Educação destaca a realização de concurso público para 3.664 professores ainda neste primeiro semestre de 2011. O concurso levará em consideração as necessidades das escolas e a disponibilidade financeira do Estado.

Também são contempladas dentro da Agenda Positiva questões importantes para a categoria dos professores como a criação e institucionalização do Plano Estadual de Educação, com vistas ao cumprimento dos direitos e deveres dos profissionais da Educação; pagamentos de débitos do ano de 2010 (hora suplementar e professor temporário); aposentadorias represadas; licença prêmio e promoções vertical e horizontal.

"Nosso objetivo é valorizar o professor e garantir a oferta de ensino de qualidade na rede pública estadual", afirma a secretária Betânia Ramalho.
mais informações em: www.nominuto.com

Enquanto isso, na Câmara Municipal de Caicó...

PCdoB divulga declaração de voto da bancada sobre salário mínimo

A bancada do PCdoB votou a favor da proposta do governo Dilma para o salário mínimo e emitiu uma declaração justificando sua posição em que ressalta a importância da institucionalização da política de valorização do salário mínimoe ressalva que os comunistas lutaram por um reajuste maior neste ano até o último momento, mas não lograram êxito neste sentido.

Leia abaixo a íntegra da declaração de voto, assinada pelo líder da bancada, o deputado Osmar Júnior, do Piauí.

A bancada do PCdoB ressalta a importância da institucionalização da política de valorização do salário mínimo, fruto de um acordo com as centrais sindicais. Os resultados apresentados entre 2006 a2010 – durante o governo Lula, o aumento real do Salário Mínimo foi de 57% - demonstram a justeza social dessa política.

Transformar em lei uma política de valorização do salário mínimo é uma grande vitória dos trabalhadores brasileiros, um contraponto importante ao projeto neoliberal que postula a flexibilização das relações trabalhistas. Indexar o salário mínimo simultaneamente à inflação e ao crescimento real do PIB é a certeza de que, além da manutenção do poder de compra, o salário mínimo se agiganta na tarefa de distribuir e interiorizar a renda em nosso país.

O valor definido hoje, de R$ 545, atende a essa política.

Entendemos de que neste ano poderia haver uma antecipação parcial do reajuste real a ser concedido em 2012. Tanto é assim que já na legislatura anterior tínhamos uma proposta tramitando e, nesta legislatura foi reapresentado o Projeto de Lei n.º 323 pelo Deputado Daniel Almeida, em nome da bancada, garantindo que a cada ano haveria um aumento real de pelo menos 3%. Esse ainda pode ser um importante elemento constitutivo da política salarial para os próximos períodos. Até o último momento tentamos negociar esse conteúdo. Na impossibilidade do acordo, votamos na proposta como originalmente apresentada pela Presidente Dilma, pois a aprovação de uma política de reajustes reais, por mais um quadriênio, é muito mais importante.

Por esse conjunto de argumentos, o Partido e a sua bancada entendem a importância de acompanhar o governo nessa questão.

Reiteramos o posicionamento do PCdoB, em defesa da agenda pelo desenvolvimento com valorização do trabalho, pela ampliação dos direitos dos trabalhadores, e reafirmamos a convicção de que participar e fortalecer esse governo da presidente Dilma, que agora se inicia, é o caminho mais curto para essas vitórias.

Dep. Osmar Júnior
Líder da Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados
 

O POVO VAI AS RUAS DE CAICÓ LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO

CONVITE

Diante das graves denúncias que envolvem a Câmara Municipal de Caicó, a sociedade civil organizada através, do Fórum Popular de Debates Permanentes sobre Políticas Públicas de Caicó, convida Você cidadão e cidadã de Caicó, da zona urbana e da zona rural, as instituições e a comunidade em geral, para participar na próxima segunda feira dia 21 de fevereiro de 2011, de uma manifestação popular contra a corrupção e em favor da transparência na aplicação do dinheiro público, que pertence ao povo!
A concentração será às 8h da manhã na Praça Dr. José Augusto (praça da alimentação) – centro de Caicó.
Você é nosso convidado!  Exerça sua cidadania e participe!
CHEGA DE IMPUNIDADE! QUEREMOS A APURAÇÃO DOS FATOS E A PUNIÇÃO DOS CULPADOS

Agradece o Fórum Popular de Debates Permanentes sobre Políticas Públicas de Caicó.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

QUEM SE AFOGARÁ NAS ÁGUAS SUJAS DA CAMÂRA MUNICIPAL DE CAICÓ?

O Blog publica na íntegra opinião do companheiro Procópio sobre a crise na Câmara Municipal de Caicó. Vale a pena conferir.
QUEM SE AFOGARÁ NAS ÁGUAS SUJAS DA CAMÂRA MUNICIPAL DE CAICÓ?

  A Câmara de vereadores de Caicó perdeu de vez a compostura, são escândalos infindáveis, seus pares se acusam e se violentam permanentemente. Depois, se acordam e velam o pacto da impunidade, comportam-se como senhores feudais, acima da lei. A Câmara transformou-se na ilha da fantasia, os vereadores usam seus cargos e a chamada representação do povo para se locupletarem e obterem vantagens para seus apaziguados, transformando a casa do povo, em casa sem pudores.
  Nós Caicoenses, que pagamos nossas contas honestamente, precisamos reagir, exercitar nossos direitos coletivos e individuais assegurados no estado democrático de direito. Cada vereador custa aos nossos bolsos, o equivalente a R$ 29.166,00, ou seja, cada vereador custa por mês 53 salários mínimos (R$ 545,00) aos nossos impostos. Estes senhores poderosos, podem tudo, fazem o que querem com o nosso dinheiro, pintam e bordam como explicou o ex-presidente da casa legislativa, o vereador Zé Maria, em documento de áudio obtido por escuta ambiental feita pelo vereador Valdemar Araújo: “não devemos explicações a ninguém, que se lixe a opinião pública”.
Mais um espetáculo deprimente se repete na Câmara municipal, agora com detalhes operacionais das práticas repugnantes que depõem contra a ética na política. Podemos chamar a reincidência da futilidade, constrangimento, imbecilidade e, principalmente, da impunidade. Os representantes desta Casa parecem ter a plena certeza de serem intocáveis, incomuns, acima da lei, a superioridade do ser.  
  Quem se afogará nestas águas sujas, das notas fiscais frias, sonegação de impostos, uso de laranjas para ganhos desonestos, diárias para eventos falsos, falsificação de documentos, rateamento dos recursos públicos e tantas outras safadezas com o erário público, que deveria envergonhar um ser político minimamente honesto e justo?
  A corrupção destrói a vida cotidiana das pessoas, seja aqui em Caicó ou em qualquer lugar do planeta. Porém, a cada dia, nascem múltiplas lutas, aqui e no mundo, para combater e eliminar esta praga que produz efeitos violentos na qualidade de vida do povo, principalmente dos que necessitam de políticas públicas que, certamente, não são os ricos, nem daqui nem de lugar nenhum.
  Mobilizemo-nos, massivamente em Caicó, para dizer não aos vereadores que utilizam seus mandatos para usufruírem dos recursos do povo para seus interesses pessoais, enquanto a população não tem acesso aos direitos básicos garantidos e proclamados na Constituição cidadã.
  Lutemos! Para banir da vida pública caicoense, políticos inescrupulosos e venais, que em vez de utilizarem o mandato para trabalhar em defesa do povo, utilizam-se deste espaço para malversação das verbas públicas e enriquecimento ilícito. Dinheiro, este, que falta na escola, na saúde, na merenda escolar, nos abrigos de idosos, no tratamento de drogados, na moradia, saneamento básico, no apoio aos agricultores e para as entidades sociais que prestam serviços diversos à sociedade.
  Mobilizemo-nos todos, sejam da cidade ou do campo, para impedirmos  a impunidade, já defendida e proclamada desavergonhadamente pelos que se locupletam destas malandragens políticas.
  Fiquemos atentos aos comentários dos que fazem rádios e blogs em Caicó. Estes espaços, com raríssimas exceções, não passam de transmissores de “lengalenga”, que fingem ser independentes e autocríticos. Contudo, são apenas emissores de autoelogios e autoagradecimentos pelos serviços prestados e pelos ganhos pessoais, no espaço da Câmara e merecimentos individuais, prestados por determinados vereadores, com tempo livre a qualquer hora da programação radiofônica para comunicar até briga de calango sem plateia. Uma verdadeira excrescência para um serviço determinado por uma concessão pública.
  É preciso que tenhamos a consciência e a certeza que o poder emana do povo e não dos políticos. Afinal, quem os coloca no poder é o povo! Mas, somente organizados e motivados pela defesa da democracia e do respeito aos nossos direitos é que poderemos fortalecer nossas lutas e unificar nossas vozes em repúdio ao “espetáculo nefasto de corrupção” armado pelos nossos representantes, na Câmara de Vereadores de Caicó.
  Se não for agora, quando será? Basta de assalto contra o povo honesto e trabalhador de Caicó. Se nada for feito agora, em breve, não só nossos impostos e direitos continuarão sendo assaltados, mas o futuro de uma geração, de um povo. Os valores éticos, culturais e morais serão banalidades, equívocos geracionais, baboseiras civilizacionais.  Sem a ética na política, tendemos a atrofiar e empobrecer nossa natureza humana e a relação conosco e com os outros.
Saudações Ecossocialista!
Engº.  José Procópio de Lucena
Membro do Fórum Popular Permanente de Debates sobre as Políticas Públicas de Caicó

Aniversariante da semana

Dayany
Quem ficou mais experiente nesta semana foi a nossa querida amiga Dayany. Uma mulher de fibra, sendo difícil definí-la, mas se fosse escolhido para tal tarefa, diria ser uma pessoa estrovertida, que sabe o que quer e pra onde vai, uma mulher amiga, que dar tudo para não perder uma balada, uma pessoa especial.

Parabéns amiga, espero que possa viver um dia após o outro.

Conselho do FUMAC de Caicó elege nova Diretoria

Foi na manhã de hoje, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, que estiverão reunidos representantes do poder público, sindicato e várias associações rurais deste município para debater e avaliar assuntos de interesse da comunidade, como também eleger a Nova Direção do Conselho Municipal do FUMAC. 

A Dietoria Executiva ficou assim composta:
Presidente: Gilvan Alves (Ass. da Comunidade Manhoso)
Secretário: Jucelino (STTR)
Tesoureiro: João Ananias (Ass. Barra da Espingarda)

O Blog parabeniza a todos os eleitos e deseja sucesso a todos e todas que compõe o FUMAC de Caicó. 

Conselho do FUMAC de Caicó elege nova Diretoria

Foi na manhã de hoje, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, que estiverão reunidos representantes do poder público, sindicato e várias associações rurais deste município para debater e avaliar assuntos de interesse da comunidade, como também eleger a Nova Direção do Conselho Municipal do FUMAC. 

A Dietoria Executiva ficou assim composta:
Presidente: Gilvan Alves (Ass. da Comunidade Manhoso)
Secretário: Jucelino (STTR)
Tesoureiro: João Ananias (Ass. Barra da Espingarda)

O Blog parabeniza a todos os eleitos e deseja sucesso a todos e todas que compõe o FUMAC de Caicó. 

ATÉ QUANDO VEREMOS IMAGENS COMO ESSA?

Foto: Joseilson Ferreira
O sonho da casa da própria é algo que todas as pessoas almejam, porém, conhecendo as comunidades rurais da Região Trairí nos deparamos com cenas que aguça a nossa capacidade de indignação.

Apesar de inúmeros projetos governamentais ainda nos deparamos com cenas que nos impressionam.

POR QUÊ? ATÉ QUANDO?

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Governo Federal suspende concursos públicos

LIMINAR MANTÉM GOVERNADOR DE RORAIMA NO CARGO

O governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), poderá se manter no cargo após liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na última sexta-feira, Anchieta teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por suposto uso indevido de meios de comunicação durante a campanha para se reeleger.
Estava marcada para a manhã desta segunda-feira a posse do segundo colocado nas eleições estaduais, Neudo Campos (PP). A decisão do TSE tem caráter liminar e vale até que o mérito do mandado de segurança proposto pelos advogados de Anchieta seja analisado pela Corte Superior do Tribunal.
A defesa do governador protocolou o pedido de liminar em mandado de segurança na manhã de hoje, pedindo que fosse suspensa a imediata aplicação do acórdão até que a corte estadual analise eventuais recursos contra essa decisão.
Conforme a acusação, a Rádio Roraima, que faz parte da estrutura da Secretaria de Comunicação do governo, teria sido utilizada para fazer campanha a favor da reeleição de José de Anchieta e contra Neudo Campos. Um programa matutino veiculado diariamente teria sido usado sistematicamente para divulgar a candidatura do governador.
Entre outros argumentos, a defesa alega que o TRE não apreciou todos os fundamentos levados à Corte, como o fato da citada rádio ter veiculado também notícias negativas em relação ao governador. Por fim, alega ter direito de acessar o acórdão e ver julgado, pela corte estadual, eventual recurso contra a decisão.
Em sua decisão, o ministro Arnaldo Versiani sustenta que "a jurisprudência do Tribunal tem decidido que a execução de decisão da Justiça Eleitoral deverá aguardar a respectiva publicação e eventual oposição de embargos de declaração, inclusive com a apreciação dos declaratórios e consequente publicação dessa decisão".
Fonte: Yahoo

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A QUEM SERVE A IMPRENSA?



Nesta semana vivenciamos fatos que ficarão marcados na história dos caicoenses, dentre eles se destacam as denúncias de corrupção envolvendo a Câmara Municipal; o ato de honestidade de um funcionário público que encontrou 100 mil reais no lixo e devolveu aos seus donos e a entrevista coletiva do Deputado Federal João Maia.
Qual a relação entre esses fatos?
As denúncias de corrupção envolvendo a Câmara Municipal de Caicó são graves e devem ser apuradas urgentemente, pois tudo leva a crer que são muitos os envolvidos e milhões de reais podem ter sido desviados para a eleição e reeleição daqueles que se apresentam como nossos representantes. Porém, a imprensa não deu a atenção merecida na divulgação dos fatos que causaram indignação em toda sociedade.
Não menos importante, o fato de um cidadão ter exercido sua cidadania num ato de honestidade, em um momento como esse, tornou-se assunto de circulação nacional, como se ser honesto seja algo inédito e denúncias de corrupção já tivesse caído na rotina do dia a dia.
Além disso, no último sábado, a imprensa de Caicó fez questão de desviar o foco e voltar sua atenção para uma coletiva com o Deputado federal João Maia, o qual não trouxe nada de novo, destacando novamente as obras que usou como moeda eleitoreira na sua eleição e reeleição.
Então, a quem serve a imprensa? Aos interesses do povo ou aos poderosos?
A resposta está em suas mãos!    

Joseilson Ferreira

sábado, 12 de fevereiro de 2011

TRE cassa mandato do governador tucano de RR por compra de votos

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou na tarde desta sexta-feira o mandato do governador do Estado, José de Anchieta Júnior (PSDB), por compra de votos. A decisão entra em vigor imediatamente após a sua publicação no Diário de Justiça Eletrônico, o que deve acontecer ainda hoje. Anchieta pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas após deixar o cargo.

Além de perder o mandato, Anchieta foi condenado a pagar multa de 50 mil UFIRs (R$ 53.205). Em seu lugar, assumirá Neudo Campos (PP), segundo colocado nas eleições ao governo do Estado realizadas em outrubro de 2010.

No ano passado, José de Anchieta conseguiu uma virada na votação obtida no primeiro turno para se reeleger governador de Roraima em uma eleição apertada. Ele teve 107.466 votos (50,41%), contra 105.707 (49,59%) de Neudo Campos (PP). No primeiro turno, Campos registrou 47,61% dos votos e Anchieta, 45,03%.

A campanha no Estado foi marcada pelo tom de acusação de todos os lados. A coligação União por Roraima (PMDB, PTN, PR, PPS, DEM e PSDB), do governador reeleito, explorou escândalos de Campos por suposto envolvimento em irregularidades. Ele teria renunciado ao mandato de deputado federal no final de agosto de 2010, segundo os adversários, para se esquivar do julgamento de processos.

Por sua vez, a coligação adversária, Pra Roraima Voltar a Ser Feliz (PP, PT, PTB, PSC, PHS, PTC e PSB), criticou durante toda a campanha o gasto de R$ 5 milhões do governo para a contratação de agência de publicidade e propaganda, a aquisição de mais um jatinho de R$ 7 milhões e os gastos de R$ 2 milhões com shows artísticos.

Anchieta teve como vice o deputado federal Francisco de Assis Rodrigues (DEM) e contou com apoio da maioria dos prefeitos do Estado, além de parlamentares estaduais e federais como o senador Romero Jucá (PMDB), líder do governo no Senado. No entanto, ele sofreu a debandada de aliados como o vice-presidente do diretório regional tucano, Urzenir Rocha, e a secretária-geral do partido, Marluce Pinto, viúva do governador Ottomar Pinto, que declaram apoio ao adversário.


Fonte: Portal Vermelho

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ

A população de Caicó exige apuração das denúncias de corrupção na Câmara Municipal, realizadas na última quinta-feira pelo vereador Valdemar Araújo, sendo encaminhadas aos órgãos competentes pelo Fórum Popular de Políticas Públicas, formado pela sociedade civil organizada.
Numa conversa, gravada, de aproximadamente 35 minutos, entre os vereadores Valdemar e Zé Maria, o último passa detalhes de como aconteceria desvios de recursos públicos em seu benefício e para a maioria dos edis. Seriam emitidas notas frias para justificar gastos que nunca existiram, nomes laranja para ocupar cargos comissionados, mesadas que chegavam a três mil reais para determinado vereador, e muito mais. Além disso, ainda existiriam cartas anônimas, identificadas como sendo de um funcionário do setor financeiro da Câmara, que comprometem mais vereadores.
O povo está cansado de tudo isso, exige respeito e providências urgentes por parte dos órgãos competentes. Isso não pode continuar.
Abaixo a corrupção e os corruptores!    

Cidadão encontra 100 mil reais no lixo

Nesta semana o Senhor José da Silva Fernandes, de 41anos, funcionário público, encontrou 100 mil reais em uma lixeira na cidade de Caicó. O dinheiro foi visto quando o lixo era despejado no lixão da cidade, o mesmo procurou os donos e devolveu.
As informações que nos chegaram é de que o montante pertencia a Santana Veículos. Porém, um questionamento deve ser feito: Como esse dinheiro foi pára no lixo?
O cidadão foi recompensado com R$500,00 pelo ato de devolução e honestidade.

O Blog Parabeniza o Sr. José da Silva Fernandes, pela ação de cidadania e honestidade. 
 
Da direita para esquerda o primeiro é José da Silva Fernandes

O povo derrotou a ditadura: Mubarak e o vice renunciam

No 18º dia de protestos, o chefe do regime ditatorial do Egito, Hosni Mubarak, declarou a renúncia ao cargo de presidente, após 30 anos de permanência no cargo. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, que também apresentou sua renúncia.
O povo está em festa nas ruas do Cairo e em todo o país. As gigantescas manifestações populares abriram o caminho à democratização do país e mudanças sociais e políticas mais profundas.
O desfecho é uma derrota não só do ditador como também, e principalmente, do imperialismo estadunidense e de Israel, que até ontem clamava ao mundo por apoio a Mubarak.

Os Estados Unidos se comportaram feito barata tonta ao longo dos últimos dias, com sinalizações contraditórias, mas sem nunca colocar em questão o apoio ao ditador, um velho e fiel aliado do império e de Israel.

Renúncia surpreende

Os milhares de manifestantes que estavam reunidos na praça Tahrir, no centro da cidade do Cairo, comemoraram a decisão. Uma multidão foi às ruas de várias cidades do Egito no início da noite no país, para festejar a decisão.

A surpreendente renúncia do ditador, que na noite de quinta-feira em um discurso à nação assegurava que se manteria no cargo até as eleições de setembro próximo, ocorreu no momento em que se encontrava com sua família no balneário de Sharm El-Sheikh, na costa do Mar Vermelho.

Até a semana passada, a repressão policial às manifestações causou a morte de pelo menos 300 pessoas — segundo um relatório não confirmado da ONU — e milhares de feridos, de acordo com fontes oficiais e médicas do país.

Uma explosão de protestos nesta sexta-feira (11) em rejeição ao "fico" do chefe do regime aparentemente fez com que os militares agissem e forçassem a queda de Mubarak e de seu vice-presidente.

Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas ao longo do dia em várias cidades do país em protesto pela permanência de Mubarak na presidência. Manifestantes cercaram o palácio presidencial no Cairo e em Alexandria e cercaram também o edifício da TV estatal. Um governador de uma província do sul foi pbrigado a fugir diante das manifestações realizadas contra o poder vigente.

Este foi o dia das maiores manifestações do levante iniciado em 25 de janeiro, quando todos os setores da sociedade civil se uniram para ir às ruas em protesto contra a permanência de Mubarak.

"Diante das graves circunstâncias que o país atravessa, o presidente Mubarak decidiu deixar o cargo de presidente da república", anunciou em tom grave na TV estatal o ex vice-presidente Suleiman. "Ele designou ao Conselho Supremo das Forças Armadas para dirigir de agora em diante o Estado".
Blog: Viva o povo egípcio!  Viva a luta pela liberdade!
Fonte: Portal Vermelho

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bloco do Magão é atração de prévia carnavalesca em Timbaúba dos Batistas

Já está confirmado. A prévia carnavalesca em Timbaúba será no próximo dia 27, um momento de muita festa e muita alegria. A animação ficará por conta do Bloco do Magão, que fará um arrastão pelas ruas da cidade, com a orquestra.

A festa irá começar na associação ABATIM e percorrerá as principais ruas da cidade e irá até o Pankadão de Tico, onde haverá uma grande festa carnavalesca com animação da Banda Forró do Namoro (Elétrico). A entrada será um quilo de alimento e para os blocos, terá uma premiação para o que levar a maior quantidade de quilos de alimentos. 
Este evento será o ponta pé inicial de muitos que ainda virão, promovido pela Associação Beneficente Amigos de Timbaúba – ABATIM, com o apoio do Vereador Chilon Batista e Amigos

Fonte: Naldinho

Direito de resposta

      É verdade que em Campo Grande existem dois Sindicatos, só que um é da Agricultura Familiar(SINTRAF),criado baseado na Lei Federal nº 11.326/2006, portanto é uma outra categoria profissional, não há duplicidade, outro fato que precisa ser esclarecido é que, o sistema FETRAF/SINTRAF, não pertence, nem é orientado por partido político, apenas partes de seus dirigentes estão filiados ao PT-Partido dos Trabalhadores, até ai  tudo normal, outra coisa interessante é que a crise do movimento Sindical é de identidade, e não de quantidade, então, por isso há uma necessidade de um novo sindicalismo capaz de mobilizar e organizar os agricultores familiares na base rumo a uma nova sociedade e um desenvolvimento sustentável e solidário.
      Hildedebrando Neres da Rocha
Diretor de Politica Agrícola e Agrária da FETRAF/RN

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ano letivo nas escolas estaduais começará sem professores temporários

Os professores que concorreram ao processo seletivo simplificado para contrato temporário com o Governo do Estado, sendo convocados e se apresetado no último dia 08 de fevereiro na 7ª DIRED, foram convocados a comparecer a junta médica do Estado no próximo dia 21 de fevereiro. Ficamos sabendo que um número significativo de proficionais não compareceu na entrega da documentação, sendo assim, foram eliminados automaticamente.

O ano letivo está previsto para iniciar no próximo dia 14 de fevereiro, porém sem professores para lecionar diversas disciplinas. As informações que nos repassaram consta de que será realizado concurso público ainda este ano, sendo aproximadamente 1500 vagas para pedagogo e 2000 vagas distribuidas para todas as outras áreas.

Vamos estudar e aguardar.  

Estudo aponta que maior problema do SUS é a falta de médicos

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 58,1% da população apontam a falta de médicos como o maior problema do Sistema Único de Saúde (SUS). A demora no atendimento foi a segunda maior queixa (35,4%).

Na terceira colocação, ficou a demora para conseguir uma consulta com um especialista (33,8%). Os entrevistados indicaram as alternativas a partir de uma lista pré-definida.

"A falta de médico e a demora pode ser face da mesma moeda. A demora pode estar associada à falta de médico" explica o gerente de pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro.

Aumentar número de médicos

O mesmo método utilizado para identificar os problemas foi usado para que fossem apontados os pontos positivos do SUS. A possibilidade de todo e qualquer brasileiro ter acesso ao sistema gratuitamente é o melhor ponto (52,7%), seguido pelo fato de todos receberem o mesmo atendimento sem nenhum preconceito (48%) e pela distribuição gratuita de medicamentos (32,8%).

Os entrevistados foram questionados ainda sobre possíveis sugestões para a melhoria na qualidade do SUS. Aumentar o número de médicos foi a principal sugestão para melhorar o atendimento em postos de saúde, nas emergências e as consultas com especialistas.

Para o atendimento em centros ou postos de saúde, quase metade dos entrevistados (46,9%) fez esta sugestão; para o atendimento por médicos especialistas, o percentual ficou em 37,3%, semelhante ao índice de entrevistados que sugeriram o mesmo em relação ao serviço de urgência e emergência (33%).

Para esses mesmos três serviços, as melhorias sugeridas em segundo lugar referem-se à redução do tempo de espera. Para melhorar o atendimento nos postos de saúde, 15,5% dos entrevistados responderam que é preciso reduzir o tempo de espera entre a marcação e a realização da consulta.

A mesma sugestão foi feita por 34% quando questionados em relação ao atendimento por médico especialista. Quanto aos serviços de urgência e emergência, cabe lembrar que não há marcação de consultas. Neste caso, a segunda melhoria mais citada (32%) foi a diminuição do tempo de espera para ser atendido.

O serviço de distribuição de medicamentos, por sua vez, é um pouco diferente dos demais. Por isso, 44,3% dos entrevistados indicaram que, para melhorá-lo, a lista de remédios disponibilizados gratuitamente deveria ser aumentada. Outros 34,3% disseram que o problema da falta de medicamentos deveria ser minimizado. A diminuição da demora para ser atendido na retirada do medicamento foi sugerida por 6,2% dos entrevistados.

Com informações do Vi O Mundo