Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

quinta-feira, 31 de março de 2011


   Os Professores da rede municipal de ensino de Caicó resistem as pressões do prefeito Bibi Costa e decidem que, A GREVE CONTINUA.

   Mesmo com os salários do mês de março suspensos, os professores não baixaram a guarda e resistem ao autoritarismo do todo poderoso Bibi Costa que, por se negar a dialogar e negociar com os Professores preferiu o caminho da ilegalidade e não pagou os salários dos Professores que estão em greve.

   Tal atitude só serviu para acirrar mais o movimento e os Professores decidiram que não vão arredar pé da luta pelas melhorias que reivindicam.

   Amanhã, (31), os Profesores voltam ao Centro Administrativo na espera de que a proposta prometida seja apresentada a negociada com a categoria.

SEM PROPOSTA, A GREVE É A SOLUÇÃO
 
Fonte: Blog do prof. Antônio Neves

A mentira de 31 de março de 1964

No dia 1º de abril de 1964, a conspiração que uniu as altas esferas do empresariado brasileiro, os latifundiários, os chefes militares, a hierarquia católica conservadora e agentes do imperialismo dos EUA depuseram o presidente constitucional João Goulart e deram início à ditadura militar que marcou as duas décadas seguintes pelo sangue dos patriotas e democratas, pela destruição da democracia e do estado de direito no Brasil.

Desde aquele dia inaugural da ditadura, a data que tem sido lembrada é a da véspera, 31 de março, pela folclórica razão de que, sendo o 1º de abril o dia da mentira, o golpe militar se tornaria alvo de chacota entre o povo.

O 1º de abril teria sido o dia mais indicado para lembrar aquele episódio nefasto. Era mentira que os golpistas defendiam a democracia, como alegavam; não era verdade que defendessem a soberania brasileira nem o desenvolvimento do país.

Contra a democracia, rasgaram a Constituição, instituíram a legislação de exceção que permitiu a cassação de direitos políticos e democráticos e de mandatos eletivos, no esforço de eliminar do cenário político parlamentares, sindicalistas, democratas, patriotas, lideranças de trabalhadores e do povo, que não aceitavam o arbítrio da ditadura. O rosário de assassinatos, tortura, prisões ilegais, exílio e outras formas de opressão contra os que resistiam à ditadura é conhecido e o preço pago em sangue pelos brasileiros é irresgatável e inegociável.

Diziam que defendiam a nação contra a ameaça representada pela URSS e pelos comunistas no Brasil. Mas quem humilhou o país e desrespeitou a soberania nacional foram os generais e as classes dominantes que, com completo apoio da embaixada dos EUA, deram o golpe militar. Basta lembrar o discurso pronunciado pelo general Castello Branco, na sede do Itamaraty, em 31 de julho de 1964, onde o principal líder da conspiração golpista e então primeiro ocupante militar da Presidência da República defendeu a tese antinacional do alinhamento automático com os EUA com a consequente limitação da soberania brasileira.

Em relação ao desenvolvimento, naquelas duas décadas a economia realmente cresceu. Mas não foi um desenvolvimento nacional: a internacionalização foi aprofundada como nunca, a dependência tecnológica foi agravada pela opção do crescimento com base em empresas estrangeiras, a distorção na distribuição de rendas e no agravamento dos já agudos problemas sociais foi gigantesca. A modernização conservadora do campo expulsou multidões para as periferias das cidades, onde o desemprego, a baixa renda e as precárias condições de moradia, educação e saúde formaram o caldo de cultura onde viceja a violência e a insegurança.

Do ponto de vista institucional, uma herança perversa e insepulta da ditadura militar é a impunidade da violência policial, que torna a polícia brasileira uma das mais violentas do mundo, com sua atuação marcada pela tortura como forma rotineira de investigação e a morte de suspeitos como uma prática cotidiana.

O que há a comemorar? Bem fizeram os atuais comandantes militares que, pela primeira vez em 47 anos, retiraram a lembrança do golpe de 1964 de sua agenda de comemorações, gesto simbólico do sentimento democrático que anima a nova geração de chefes militares.

A velha geração continua saudosa do poder irrestrito e irresponsável que exerceram naqueles anos de atentados contra a democracia e os democratas, como mostra o manifesto comemorativo divulgado pelos clubes Militar, Naval e da Aeronáutica, saudando o rompimento da democracia e a manutenção e agravamento de uma ordem injusta rejeitada pelos brasileiros e apoiada apenas pelas elites proprietárias e por seus aliados imperialistas.

Foi o regime da tortura e do assassinato político e seus remanescentes usam o prestígio que ainda lhes resta para acobertar aquelas práticas ilícitas e desumanas rejeitando qualquer investigação daqueles crimes e opondo-se à formação da Comissão da Verdade para revelar à nação o rio de sangue que correu no país nos anos em que estavam no poder.

O golpe militar de 1964 é um fato da história que os brasileiros lamentam e não aceitam mais. A democracia brasileira se fortalece, apesar dos resmungos das viúvas da ditadura. E, hoje, a melhor maneira de lembrar aquele passado é homenagear os heróis da resistência, os patriotas, democratas, socialistas e comunistas que nunca aceitaram a mentira da ”Redentora” e verteram seu sangue pelos direitos do povo e dos trabalhadores e pela soberania da Pátria. Estes não podem ser esquecidos jamais.

Fonte: Portal Vermelho 

Hoje completa-se 47 anos do golpe militar no Brasil

Em Maceió dinheiro da merenda era desviado para uísque e ração de cachorro

Dezesseis pessoas – inclusive esposas de prefeitos, secretários e secretárias municipais – foram presas ontem pela Polícia Federal, em Alagoas, porque desviaram dinheiro da merenda escolar em Maceió e mais 12 municípios, para pagar despesas de compra de uísque, de vinho e de ração pra cachorro, entre outras.

Denominada Mascotch, a operação foi executada pela PF, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, que calcula em R$ 8 milhões o dinheiro público desviado desde 2007 até 2009, por meio de contratos fraudulentos com o grupo empresarial que venceu 13 licitações no período.

Foram para a cadeia quatro primeiras-damas, uma exprefeita, uma vice-prefeita e dez secretários e secretárias municipais. Além dos mandados de prisão a polícia cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, cinco deles em prefeituras. Os prefeitos serão intimados a depor.

Investigações iniciadas em 2008 revelaram que as autoridades municipais encaminhavam os pedidos às empresas fornecedoras de merenda escolar – quase sempre supermercados – sem incluir a quantidade de alguns itens. A diferença entre o que estava discriminado nas notas fiscais e nos pedidos era o valor desviado. O dinheiro era usado para pagamento de propina aos servidores – 10% do total mensal – e de despesas pessoais.

A Polícia Federal comprovou que muitos produtos da merenda não chegaram às prefeituras e que as escolas ficavam sem alimentação adequada das crianças.

Em Alagoas, o desempenho educacional é inferior aos desempenhos médios nacional e regional. De cada quatro alunos com idade entre 10 e 14 anos, um está atrasado. E quase 80% dos estudantes do ensino fundamental estão em série inferior à que deveriam estar. A taxa de abandono do ensino fundamental é superior a 9%. E o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é inferior ao da média nacional.

Fonte: Brasília Confidencial

terça-feira, 29 de março de 2011

Natal está entre as dez piores avaliações em transparência

Há 20 anos, o Brasil elegeu o primeiro presidente diretamente. Mas a democracia ainda está em débito quando o assunto é o acesso à informação pública. As capitais brasileiras, entre elas, Natal, vão mal no quesito transparência orçamentária. Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que 12 capitais, entre elas Natal, tem um desempenho “medíocre”, com nota inferior a 58.
Dois anos depois da criação do Portal da Transparência (2009), Natal alcançou nota de 41,4. Conforme a pesquisa, as principais falhas estão na ausência de atualização em tempo real ou, pelo menos, a cada sete dias, da execução orçamentária. O INESC constatou a desatualização em, pelo menos, 26, das 58 variáveis, estabelecidas na legislação federal.

Segundo pesquisa do Inesc, não constam nos orçamentos municipais, as metas físicas e análises de resultados dos projetos e das atividades orçamentárias. Poucos seguem realmente a lógica de organizar o orçamento por programa e por desempenho.

Na pesquisa do Inesc, 70% das 27 capitais obtiveram classificação “péssima”, “ruim” ou “medíocre”. Nenhuma capital obteve nota a partir de 80 pontos, que seria considerada excelente. Apenas oito tiraram nota entre 60 e 75, considerada “razoável”; quatro alcançaram nota “ruim” (de 31 a 37) e três tiveram classificação “péssima” (de zero a 10).

A transparência orçamentária das 27 capitais foi avaliada considerando 58 variáveis nas dimensões da elaboração do orçamento; do acesso à legislação orçamentária; do conteúdo da legislação orçamentária; da execução orçamentária; da execução orçamentária do Legislativo e da apuração de indicadores e avaliação das metas dos programas e leis, entre eles, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O estudo mostra que a falta de transparência é um traço comum a todos os partidos, sejam de esquerda (16) ou de centro e direita (11). O PT, por exemplo, está à frente de oito prefeituras, cinco delas com nota razoável, acima de 60. Mas em Goiânia o partido foi reprovado com média “ruim” (36,2). O PSB, que comanda quatro prefeituras, tem a melhor nota, obtida em Curitiba, mas também ostenta uma das piores, em Boa Vista (10). O mesmo ocorreu com o PDT, que tem nota “razoável” em Porto Alegre, mas nota zero em Macapá. O PMDB e o PTB, ambos com quatro capitais, cada, oscilaram entre o “medíocre” e o “ruim”.

O Inesc dividiu a pesquisa em duas partes. Na primeira, fez uma avaliação da transparência orçamentária das capitais a partir da investigação das informações disponíveis nos sites governamentais, em especial os portais da Transparência. A segunda, procedeu uma análise de percepção. O instituto ouviu 90 especialistas em orçamento público, que responderam um questionário com 17 itens.

A transparência está prevista na Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), e foi aperfeiçoada recentemente pela Lei Complementar 131/2009.

Para secretário, pesquisa é ‘estranha’

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Natal, Jean Valério, disse que a pesquisa do Inesc é, no mínimo, estranha. “Desde que assumiu a gestão do executivo municipal a prefeita se preocupou em cumprir rapidamente a legislação da transparência, e implantou o portal, se antecipando até a outros municípios”, afirmou o Jean Valério. Ele disse que todos os esforços estão sendo feitos para uma atualização completa das informações disponíveis.

O Portal da Transparência de Natal foi implantado em 2009, mas ainda não apresenta, em tempo real, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal, o detalhamento da movimentação financeira. A última atualização dos dados relativos às receitas e às despesas na capital aconteceu justamente em dezembro de 2010. Até o dia ontem, o portal destinado à transparência não havia sido atualizado com dados de 2011.

As variáveis mais divulgadas pelos governos municipais em seus portais da Transparência são às relacionadas aos textos das leis orçamentárias. No outro extremo, as variáveis menos disponibilizadas são as relacionadas à execução – ou seja, quanto ao destino dos pagamentos realizados – e à apuração de indicadores e metas físicas.

No início de abril o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco) vai encaminhar solicitação à Câmara Municipal para que realize audiência pública na Casa sobre a Agenda Propositiva, com foco na transparência orçamentária.

Memória - Inesc tem Como meta ampliar participação

Criado em 1979, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, não partidária e com finalidade pública. Atua om objetivo de contribuir para o fortalecimento da participação social. Em muitas de suas pesquisas, o Inesc atua em parceria com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, da qual atualmente integra a executiva nacional.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Greve dos professores contunia em Caicó


Fonte: Blog Professora de Caicó

Mais de um bilhão de pessoas devem ficar sem água até 2050

Mais de um bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. A estimativa é de um estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com os cientistas, as más condições sanitárias de algumas metrópoles mundiais agravam o risco para a fauna e a flora.

“Existem soluções para que esse 1 bilhão de pessoas tenham acesso à água. Mas isso requer muitos investimentos na infraestrutura e melhor utilização da água”, afirmou o coordenador da pesquisa, Rob McDonald, do centro de estudos privado The Nature Conservancy.

Segundo os pesquisadores, se a tendência atual da urbanização continuar, em 2050 cerca de 993 milhões de habitantes das cidades terão acesso a menos de 100 litros de água por dia para viver. Essa quantidade corresponde ao volume de um banho por pessoa.

Os cientistas advertem ainda que se forem acrescentados os efeitos prováveis da mudança climática, cerca de outros 100 milhões de pessoas não terão acesso a esse volume de água. O consumo de 100 litros diários é considerado pelos analistas como o mínimo necessário a um indivíduo para as necessidades de bebida, alimentação e higiene.

De acordo com a pesquisa, atualmente cerca de 150 milhões de pessoas consomem menos de 100 litros diariamente. Um cidadão médio que vive nos Estados Unidos, informou o estudo, consome aproximadamente 376 litros de água por dia.

Fonte: Agência Brasil

Morre o homem que se tornou exemplo de luta pela vida

Na tarde desta terça-feira morreu o ex-vice presidente da república, José de Alencar, um homem que se tornou exemplo de luta pela vida, que superou o medo da morte e ficou marcado na história política do país como um dos mais atuantes vice-presidentes da república, fazendo juz ao lema de que brasileiro jamais desiste.

O blog presta homenagem e solidariza-se com todos aqueles, que de forma direta ou indireta, viveram, conheceram e aprederam a respeita-lo.

Viva a luta pela vida!

segunda-feira, 28 de março de 2011

A PM transmite segurança ou insegurança?

Entrevista com Neuzanete Costa

Perfil de Neuzanete Costa – Caicó/RN, 2 filhos, pedagoga formada pela UERN/Assu, desempregada, quer ser candidata a vereadora em 2012, em Caicó.
P- Como foi o seu começo de vida em Caicó, no sitio Lagoa do Meio, onde nasceu?
Neuzanete – Iniciei minha carreira estudantil no sítio com muita dificuldade em escola isolada muito distante de onde eu morava.
 
P- Mesmo seus pais sendo analfabetos, você formou-se em pedagogia. Conte como foi essa luta.
Neuzanete – Muito difícil enfrentar uma faculdade sem emprego fixo.
 
P- Formada e desempregada, como consegue criar seus dois filhos, sem o pai, já que é divorciada?
Neuzanete – Para todo desafio Deus dá a sabedoria do caminhar! nunca parei de trabalhar em qualquer serviço.
 
P- No ano que vem tem eleições e você quer ser candidata a vereadora. Como vai fazer sua campanha?
Neuzanete – De pé no chão, colhendo sugestões para idéias inovadoras oriundas dos mais diversos setores da minha cidade.
 
P- Quais são os principais problemas de Caicó?
Neuzanete – Saúde... educação... segurança pública... desenvolvimento rural..., cultura e turismo... meio ambiente, esporte e juventude.
 
P- Se eleita vereadora como você pretende atuar como parlamentar?
Neuzanete – Na defesa da mulher caicoense no combate as desigualdades sociais.
 
P- Como você começou a sua atuação política em Caicó?
Neuzanete - Como militante dos Direitos Humanos e Luta Antimanicomial. 
 
P- Como pedagoga quais são os grandes problemas da escola pública em Caicó?
Neuzanete – Como sempre falta muito para uma educação justa! 
 
P- O que é o Twitter para você?
Neuzanete – Uma ferramenta muito importante para interagir com o mundo inteiro no dia a dia adquirindo conhecimento mútuo.
 
P- Quando está em família e com os amigos o que você mais gosta de fazer?
Neuzanete - Interagir com todos, isso é meu maior lazer! brincar, dançar, pular, rir, ouvir músicas que alimentam a alma e o espírito.
*Se você quer conhecer um pouco mais a Neuzanete conversa com ela no Twitter @neuzanete
 

domingo, 27 de março de 2011

Caicoenses participam de encontro Regional da Cáritas Brasileira


Nos dias 25 e 26 de março aconteceu em Olinda-PE o planejamento anual, do regional nordeste 2, da Cáritas Brasileira, representando a Diocese de Caicó se fizeram presentes Pe Neto e Joseilson Ferreira. O evento reuniu os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas que além do planejamento, avaliaram as ações desenvolvidas em 2010 e trataram de metas para a realização do V Congresso Nacional da Cáritas no Brasil.

Mas o que é a Cáritas Brasileira?

A palavra "cáritas" tem sua origem do latim, que significa caridade e se traduz na prática da solidariedade diante das situações onde a vida estiver ameaçada. Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios, regiões, que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, com vistas a uma sociedade justa e solidária.

A cáritas brasileira faz parte da Rede Cáritas Internacional, presente nos cinco continentes, atuando em 200 países e territórios. No Brasil, a Cáritas Brasileira foi criada em 1956. É um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e entidade de assistência social.

Na Diocese de Caicó a Cáritas assumirá o que conhecíamos como DDAS - Departamento Diocesano de Ação Social.

Por Joseilson Ferreira



A Lei do futuro!

Canindé de França: A Lei do futuro!

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas últimas eleições, o vice-presidente estadual do PCdoB/RN, Canindé de França, publicou artigo em seu blog a respeito do resultado que considera "constitucionalmente correto e fiel ao princípio da Segurança Jurídica".

Por Canindé de França
O ministro do Supremo Tribunal Federal/STF, Luiz Fux, no momento em que declarava seu voto no Plenário do Supremo acerca das Lei da Ficha Limpa, afirmou que "a Lei da Ficha Limpa é a lei do futuro. É a aspiração legítima da nação brasileira, mas não pode ser um desejo saciado no presente, em homenagem à Constituição, que garante a liberdade para respirarmos o ar que respiramos que protege a nossa família ". E acrescentou que "por melhor que seja o direito, ele não pode sobrepor a Constituição."

Para entender melhor, nas duas votações anteriores sobre a matéria, houve empate, em 5 votos a 5. Agora (23/03), a matéria foi novamente votada, por 6 votos a 5. Com este resultado a chamada Ficha Limpa, só terá validade para o pleito eleitoral de 2012, que regerá as eleições de prefeitos/vices e vereadores. Teremos de esperar um pouquinho mais, são apenas 19 meses, é como diz o matuto, tá logo ali.

Segurança Jurídica
Considero constitucionalmente correta e fiel ao princípio da Segurança jurídica a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, órgão a quem a Constituição Federal de 1988, confiou à guarda de nossa Carta Magna.

Não se deve questionar sem propósito a importância da Ficha Limpa, que se configura como inovação adstrita às regras disciplinadoras do processo eleitoral republicano em nosso país. No entanto, não se pode desconsiderar e desrespeitar a Constituição Federal em vigor, permitindo que se alterem as regras do processo eleitoral quando este já se encontra em andamento, ou mesmo, já devidamente concluído. Neste sentido, a decisão exarada pelo guardião da Constituição inibe casuísmos e preserva a Carta Magna.

Casuísmo e instabilidade
Todas às vezes que se pretende alterar a regra legal disciplinadora de qualquer certame quando este já se dá por iniciado, suscita-se a insegurança jurídica e promove-se o descrédito das regras do Estado Democrático de Direito, tendo como resultado imediato a violação do princípio sagrado da segurança jurídica, o que compromete a estabilidade da vida democrática, vitimizando a democracia e abrindo espaço para a quebra da legalidade democrática. Fato amplamente presente na história republicana de nossa jovem nação brasileira, notadamente no século XX.

Recentemente, presenciamos fatos geradores de instabilidade e que causam certas polêmicas, tanto do ponto de vista jurídico, como político, em se tratando de decisões tomadas, mesmo que em caráter liminar, advindas de membros do Supremo, que tratam de ocupação/preenchimento de vagas nas Casas Parlamentares, se os suplentes a assumirem são os da ordem produzida pelo processo eleitoral, ordem de votação nas coligações, ou se pela representação partidária, considerando que há legislação determinando que o mandato pertence ao partido, sendo assim caberia a assunção da vaga aberta independentemente da ordem de votação no âmbito da coligação.

Tais decisões, geram instabilidade e desorganizam o curso natural dos partidos que se sentem prejudicados por não terem respeitados os fundamentos legais que asseguraram a realização das coligações no processo eleitoral da disputa de 2010. É, sem dúvida uma decisão juridicamente precipitada, por não dizer incompatível com a responsabilidade de legalidade do Supremo. Toda interpretação é passivel de subjetividade, e como tal, sempre incerta, ficando ao sabor de quem a interpreta. A consequência mais imediata é a exposição da Instituição e de seus valores, sobretudo das decisões, mesmo que em caráter liminar.

Tribunal constitucional
O artigo 16 da Constituição Federal determina que qualquer mudança legal só poderá ocorrer com pelo menos um ano de antecedência (Princípio da anterioridade aqui aplicado na legislação eleitoral), o que não ocorreu com a Lei Complementar Nº 135/2010(Lei da Ficha Limpa).

Ou seja, é um princípio, verdadeira Cláusula Pétrea Eleitoral, que nem pode ser modificada por Lei Ordinária e nem mesmo por Emenda Constitucional. Pode-se dizer assim, é a plenitude da segurança que o constituinte de 1988 erigiu no texto constitucional em vigência.

Progresso ético
Em comentário ao assunto debatido no pleno do Supremo, o Ministro César Peluzo, presidente da Corte, de forma sábia e apropriada disse que "um tribunal constitucional que, para atender anseios legítimos do povo, o faça ao arrepio da Constituição é um tribunal que o povo não pode confiar ".

Esse progresso ético, da vida pública tem de ser feito, num Estado Democrático de Direito, e em observância estrita da Constituição.

O Ficha Limpa é sem dúvida uma conquista da cidadania, necessário se faz também uma reforma política e eleitoral que fortaleça os partidos políticos, defina o financiamento público de campanha e rejuvenesça a democracia e torne as regras do processo mais perene e com plena eficácia.

Viva a luta do Povo brasileiro!
 
*Canindé de França é advogado, professor
e vice-presidente estadual do PCdoB

sábado, 26 de março de 2011

Prefeitura de São Gonçalo-RN lança edital de concuros para 419 vagas

As inscrições terão início no próximo dia 28 de março e encerrarão no dia 08 de abril. A Prova Objetiva para os cargos terá duração total de 03 (três) horas e será realizada na cidade de SÃO GONÇALO DO AMARANTE, no dia 29 de maio de 2011 às 9:00 (nove) horas, horário de inicio das provas (manhã) e 14:00 (quatorze) horas, horário de inicio das provas (tarde), com fechamento dos portões às 09:00 horas, (considerando-se o horário local - Rio Grande do Norte), para os Cargos com prova pela manhã e as 14:00 para os Cargos que realizarão prova a tarde.

 Mais informções e o edital completo você encontra no site: www.asperhs.com.br

VEJA OS CARGOS E VAGAS DISPONÍVEL NO QUADRO ABAIXO:

NÍVEL SUPERIOR
GRUPO 01
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
01ANALISTA DE CONTROLE INTERNO -CONTADOR01010275,00
02ADMINISTRADOR01000175,00
03ARQUITETO E URBANISTA01000175,00
04ANALISTA DE SISTEMA01010275,00
05BIBLIOTECÁRIO(A)01010275,00
06ENGENHEIRO CIVIL01010275,00
07GEÓGRAFO01000175,00
08ESTATÍSTICO01000175,00
09ASSESSOR JURÍDICO03010475,00


GRUPO 02
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
10ASSISTENTE SOCIAL04010575,00
11BIÓLOGO01010275,00
12CIRURGIÃO BUCO-MAXILO FACIAL - CEO01000175,00
13CIRURGIÃO DENTISTA - PSF30023275,00
14DENTISTA ESPECIALISTA EM PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - CEO01010275,00
15DENTISTA PA (Pronto Atendimento)01000175,00
16DIAGNÓSTICO ORAL - CEO01000175,00
17ENDODONTISTA - CEO01000175,00
18ENFERMEIRO - PSF30023275,00
19ENGENHEIRO AMBIENTAL01010275,00
20ENGENHEIRO FLORESTAL01000175,00
21ENGENHEIRO SANITARISTA01000175,00
22FARMACÊUTICO01010275,00
23FISIOTERAPEUTA01010275,00
24FONOAUDIÓLOGO02010375,00
25GEÓLOGO01010275,00
26MÉDICO - PSF30023275,00
27MÉDICO GINECOLOGISTA01000175,00
28MÉDICO PEDIATRA01010275,00
29MÉDICO PERITO01010275,00
30MÉDICO VETERINÁRIO01000175,00
31NUTRICIONISTA01010275,00
32PERIODONTISTA - CEO01000175,00
33PROTESISTA01000175,00
34PSICÓLOGO01010275,00
35PSIQUIATRA01010275,00
36RADIOLOGISTA - CEO01000175,00
37TERAPEUTA OCUPACIONAL01000175,00


GRUPO 03
Cargo Descrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
38ARTE EDUCADOR - Licenciatura em Educação Artística01010275,00
39EDUCADOR FÍSICO04010575,00
40PEDAGOGO04010575,00
41PROFESSOR DE PORTUGUES08010975,00
42PROFESSOR DE MATEMÁTICA04010575,00
43PROFESSOR DE HISTORIA04010575,00
44PROFESSOR DE GEOGRAFIA02010375,00
45PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA04010575,00
46PROFESSOR DE CIÊNCIAS04010575,00
47PROFESSOR DE RELIGIÃO04010575,00
48PROFESSOR DE ARTES05010675,00
49PROFESSOR DE MÚSICA EM LICENCIATURA01010275,00
50PROFESSOR DE LIBRAS01010275,00
51PROFESSOR DO 1º AO 5º ANO23022575,00
52SUPERVISOR ESCOLAR01010275,00

NÍVEL MÉDIO
GRUPO 04
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
53EDUCADOR INFANTIL23022550,00
54MONITOR SÓCIO EDUCATIVO - PETI06010750,00
55MAESTRO DE BANDA01000150,00


GRUPO 05
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
56AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL - PSF30023250,00
57TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL01010250,00
58TÉCNICO EM SANEAMENTO01000150,00
59TÉCNICO AMBIENTAL04010550,00
60TÉCNICO EM ENFERMAGEM - PSF30023250,00
61TECNÓLOGO EM MEIO AMBIENTE01000150,00


GRUPO 06
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
62NSTRUTOR DE INFORMÁTICA04010550,00
63OPERADOR DE MICRO01010250,00
64TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO01000150,00
65TÉCNICO EM INFORMÁTICA01010250,00
66TÉCNICO EM EDIFICAÇÃO01010250,00
67TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL01010250,00
68ORIENTADOR SOCIAL05010650,00


GRUPO 07
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
69AGENTE ADMINISTRATIVO09011050,00
70TÉCNICO NÍVEL MÉDIO01000150,00


GRUPO 08
Cargo Descrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
71AGENTE DE TRÂNSITO04010550,00
72AVALIADOR DE IMÓVEIS01010250,00
73GUARDA MUNICIPAL23022550,00
74TÉCNICO OPERACIONAL DE TEATRO01010250,00
75VISTORIADOR DE VEÍCULOS AUTOMOTORES01010250,00

NÍVEL FUNDAMENTAL
GRUPO 09
CargoDescrição do CargoVAGAS DISPONÍVEIS PARA:Valor Insc
Ampla ConcorrênciaPortadores DeficiênciaTotal de Vagas
76OFICINEIRO01000225.00
77OPERADOR DE MÁQUINA01000125,00
78TRATORISTA03000325,00

84,5% dos natalenses desaprovam a gestão de Micarla de Souza

A administração da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, é reprovada por 84,5% dos natalenses. É o que revela os números da pesquisa Consult, divulgados nesta quinta-feira (24).

 
Ao questionar se o natalense “aprova ou desaprova a administração da Prefeita Micarla de Souza, em Natal?”, a pesquisa revelou que apenas 9.25% aprovam a gestão atual, e 6.25% não tem opinião formada.

A prefeita da capital lidera ainda o ranking de rejeição entre os candidatos a prefeito de Natal nas eleições do próximo ano, com 61,5%.

A pesquisa ouviu 800 pessoas, em todas as regiões de Natal, entre os dias 7 e 21 de março deste ano, e objetivou identificar, junto à população eleitora da capital do RN, a expectativa para o ano de 2011, em relação ao ano de 2010, a preferência para Prefeito de Natal, se a eleição fosse hoje, obtendo potencial de votos e rejeição.

Pesquisa para prefeito

O ex-prefeito Carlos Eduardo lidera todas as simulações para Prefeitura de Natal. Essa foi a primeira pesquisa realizada em 2011 para o pleito da capital.

No Twitter, Micarla responde à pesquisa


A prefeita de Natal Micarla de Sousa usou o twitter para comentar a pesquisa da Consult.

A gestora afirmou que “pesquisa é momento” e para tentar expor fatos diferentes dos números citou diversas obras realizadas pela gestão.

“Por pesquisa feita um ano antes, Serra seria o Presidente do Brasil, Rosalba não teria sido senadora e nem Wilma governadora. E é justamente por isso que eu não falo sobre pesquisa. Eu falo sobre trabalho. Em 2011, tenho a parceria da nossa governadora Rosalba e juntas já estamos trabalhando por Natal”, destacou.

De Natal, Jana Sá

PCdoB comemora 89 anos com ato representativo e participativo

Militantes, amigos, parlamentares comunistas e lideranças dos movimentos sociais e sindicais lotaram o auditório da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 25 de março, para comemorar os 89 anos de fundação do PCdoB. A cerimônia foi marcada pela visibilidade das lutas políticas e sociais do partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas à luta por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária.

Mesa
Comitê Estadual defende Partido mais forte e renovado
 
O ato marcou ainda um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade sua história, seus pensamentos e propostas, e o início da preparação da festa de 90 anos do PCdoB, em março de 2012.

“É com muita alegria que nós estamos hoje comemorando os 89 anos do PCdoB. Um partido que enfrenta o desafio de viver em uma quadra política avançada, com o ciclo aberto desde a eleição de Lula, e que tem continuidade na eleição de Dilma Rousseff, mas com enormes desafios a enfrentar para que o povo alcance a verdadeira democracia, o verdadeiro Desenvolvimento Nacional, tarefas que não se interrompem com as eleições”, ressaltou o presidente estadual do Partido e membro do Comitê Central, Antenor Roberto.



Na solenidade de abertura, a deputada federal e vice-presidente do Comitê Central do PCdoB, Luciana Santos, fez um resgate histórico dos nomes que marcaram as lutas do Partido, uma análise sobre o quadro político atual e os desafios partidários para as eleições do próximo ano.

“O PCdoB, que comemora hoje 89 anos, é o partido mais antigo do país. E são em momentos como este que devemos refletir e resgatar a nossa história, falar de nossos mártires, dos nossos ídolos, de nossas referências de luta, homens e mulheres que doaram suas vidas pela causa de uma sociedade justa e igualitária. Este é o significado principal de nosso aniversário, que se reveste de simbolismo, e afirma os princípios e a teoria de uma sociedade que nós acreditamos que podemos construir. O Partido continua a serviço de uma mudança estruturadora do país que o brasileiro merece pela sua rica história de luta e dedicação à causa social”, afirmou a deputada Luciana Santos.


Luciana Santos - Deputada Federal (PCdoB)
O Partido Comunista do Brasil comemora 89 anos de vida com uma história atrelada às lutas políticas e sociais do povo brasileiro. É, hoje, o partido mais antigo, mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o reconhecimento que se dá em atos como o que ocorreu nesta sexta na Assembléia, com homenagens àqueles que dedicaram suas vidas para que o PCdoB chegasse até aqui.

Comunistas históricos como Antônio Max, Antõnio Capistrano, Sérgio Dieb e Percílio Alves receberam a Comenda Vulpiano Cavalcante.

Novas filiações
Com a imagem consolidada de um partido politicamente amplo e vinculado ao povo mais simples, aos trabalhadores, mulheres e jovens, o PCdoB recebeu, durante a realização do ato festivo, 15 novas filiações. Nomes como o de Pedro Simões, filho do comunista histórico Percílio Alves. Uma demonstração da força do partido, que nos últimos anos vem sendo procurado por centenas de lideranças populares interessadas numa alternativa de atuação política organizada e consciente. A expectativa é congregar, cada vez mais, a experiência de militantes históricos à garra e às contribuições trazidas por novas lideranças.

Para Pedro Simões, o PCdoB apresenta-se como alternativa avançada de militância política e um espaço de aproximação com a história de seu pai. “Me aproximei do pensamento marxista-leninista muito mais por amor a meu pai, e hoje assumo o compromisso de ser um militante tão empenhado e dedicado como ele”, ressaltou emocionado.



O ato em comemoração dos 89 anos do PCdoB foi encerrado com o coro de: “um, dois, três, quatro, cinco mil e viva o Partido Comunista do Brasil!”, aplausos, bolo e bebidas.

Encontro discute desafios para estruturação do PCdoB/RN
O encontro seguiu até o sábado (26), com o objetivo de debater os desafios que se apresentam para o fortalecimento da sigla, a preparação partidária para o embate eleitoral no Rio Grande do Norte em 2012 e sua estruturação durante o processo de conferências que acontecerão neste ano.

No processo de mobilização das Conferências Municipais, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.

Além dos membros da direção estadual, foram convocados os dirigentes municipais, parlamentares e militantes que compõem as diversas esferas de poder público, e contou com a participação do dirigente do Comitê Estadual do Ceará, e da Comissão Nacional de Organização, Abel Rodrigues. “É necessário entender o tipo de Partido que devemos construir, um Partido comunista, revolucionário, num tempo em que isto não está posto”, destacou o dirigente.



O objetivo é preparar o partido para a realização das Conferências Municipais, e discutir a estruturação partidária e o projeto político de 2012.

“Este é um momento de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, avalia Antenor Roberto.

O Partido, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, buscará, neste período conferencista, a construção de um Projeto Político mais ousado e de maior afirmação partidária, mas com uma agenda de estruturação.

Crescimento do Partido no RN
Segundo o Secretário Estadual de Organização, Carlos Albérico, a construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2012 deve ter como objetivo aumentar significativamente a representação de vereadores no estado e a eleição de prefeitos e vice-prefeitos. Para tanto, Albérico defende a “realização de uma ampla e ousada campanha de filiação de novas lideranças representativas da sociedade, bem como o crescimento da presença organizada do partido em novos municípios”.

“Dentro do processo conferencista pretendemos reforçar nosso projeto eleitoral para 2012, debatendo-o em todo Estado e incorporando novas pessoas a ele. A meta é filiar mais 3.000 lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelectuais e lideranças dos movimentos sociais”, acrescenta o dirigente.

Fortalecimento nos movimentos sociais
Além disso, o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, ressalta a importância de seguir empenhando esforços nos movimentos sociais, em torno da unidade e luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e todos os fóruns sociais, como fator de fortalecimento partidário.

“O PCdoB pretende centralizar a ação partidária em bases democráticas, comprometendo toda sua energia e personalidade para atuar de modo mais consciente nas eleições de 2012”, destaca o vice-presidente estadual da legenda, Canindé de França.

Conferências Municipais
Durante o encontro foi discutido o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Partido este ano, contemplando a realização de reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido para o aperfeiçoamento da estruturação partidária e sua interiorização.

A expectativa é de que as Conferências constituam-se em espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo as teses partidárias e promovendo novas filiações. “Queremos assegurar, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo conferencista no Rio Grande do Norte, mobilizando militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, afirma Canindé de França.

De Natal, Jana Sá

quarta-feira, 23 de março de 2011

PUBLICADO EDITAL PARA CONCURSO DOS CORREIOS


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT (www.correios.com.br), torna pública a realização de concurso público nacional para provimento de vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Agente de Correios.
O Concurso Público será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e pela ECT.
  • Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br, solicitada no período entre às 10h do dia 23 de março de 2011 até às 23h59min do dia 5 de abril de 2011, observado o horário oficial de Brasília-DF.
  • Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, para os candidatos(as) amparados(as) pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União, de 3 de outubro de 2008. Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o(a) candidato(a) que estiver inscrito(a) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.
A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do(a) candidato(a), disponível por meio do aplicativo para a solicitação de inscrição, no período entre 10h do dia 23 de março de 2011 e 23h59min do dia 5 de abril de 2011, no endereço eletrônico.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 32,00, devendo ser efetuado até a data do vencimento.
Dos Cargos:
  • Nível Médio: Agente dos Correios - Atividade 1: Atendente Comercial (2.272), Atividade 2: Carteiro (5.060), Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo (1.014).
A seleção para o cargo compreenderá as seguintes fases:
a) Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório, para todo cargo/atividade;
b) Avaliação da Capacidade Física Laboral, para o cargo Agente de Correios - Atividade 2: Carteiro e para o cargo: Agente de Correios - Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo de caráter eliminatório.
  • A prova objetiva para o cargo de Agente dos Correios - Atividade 1: Atendente Comercial e para o cargo: Agente dos Correios - Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo terão a duração de 3h30min e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da manhã. Para o cargo de Agente dos Correios - Atividade 2: Carteiro terão a duração de 3h30min e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da tarde.
Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta na Internet, a partir da data provável de 9 de maio de 2011.

Das Vantagens oferecidas pela ECT:
  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários estruturado;
  • Possibilidade de desenvolvimento profissional;
  • Os seguintes benefícios, condicionados à previsão no Acordo Coletivo de Trabalho vigente e aos critérios estabelecidos pelas normas internas da ECT:
a) Vale-alimentação/refeição;
b) Vale-transporte;
c) Auxílio-creche ou Auxílio Babá;
d) Auxílio para filhos(as) dependentes portadores de deficiência física;
e) Assistência médica e odontológica ambulatorial extensiva aos(à) seus(suas) dependentes legais, durante o período de experiência;
f) Após o período de experiência, farão jus à assistência médica e odontológica compartilhada, extensiva aos(à) seus(suas) dependentes legais, em ambulatório próprio e em rede credenciada.
  • Plano de Previdência Complementar - POSTALPREV, por intermédio do Instituto de Seguridade Social dos Correios - POSTALIS.
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

fonte: Correios

Caicó: cidade suja e fedorenta

Moramos em uma cidade, pagamos todos os impostos em dia, os quais, somados, servem para manter a cidade limpa e com todos os serviços básicos funcionando perfeitamente. Mas em Caicó isso é um conto de fábulas, pois o que presenciamos em todos os bairros são amontoados de lixo se decompondo a dezenas de dias, lixo que bloqueia ruas, lixo que atrai insetos e doenças, lixo que convive paralelamente com as brincadeiras de nossas crianças, porém isso não pode se transformar em rotina.

A cidade está com características de abandono, suja e fedorenta, mas o povo não vai se calar e já começa a se manisfetar contrário a essa situação. não podemos permitir que o caos e o abandono tome conta de Caicó. Que lugar é esse em que se atrasamos nossos impostos somos penalisados, porém se o prefeito não cumpre com seu dever nada acontece?

Não podemos permitir que isso continue, vamos denunciar e cobrar daqueles que nos representam.

Participe, lute, desperte a sua capacidade de indignação.

Joseilson Ferreira

terça-feira, 22 de março de 2011

Dom Delson não acredita que Câmara Municipal tenha condições de apurar denúncias feitas por Valdemar Araújo

Todas as atenções dos últimos dias estão voltadas para um discurso, de cerca de três minutos, feito por Dom Manuel Delson, bispo da Diocese do Seridó, durante a última missa dominical, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Caicó. Na oportunidade, e em determinado momento em tom incisivo, o bispo chegou a cobrar mais agilidade na apuração das denuncias feitas pelo vereador Valdemar Araújo (PR), recentemente afastado da presidência do legislativo caicoense, sobre denúncias de possíveis irregularidades na Casa.
Na entrevista exclusiva à Rádio Caicó AM, Dom Delson falou sobre a repercussão de sua fala; se estaria existindo algum tipo de represália a participação da Diocese na cobrança pela apuração das denúncias; se estaria existindo possivelmente algum interesse político do Fórum de Debate, dentre outros assuntos.
Seguem trechos da entrevista:
Marcos Dantas - O que originou seu discurso na missa do último domingo, com relação à apuração de denúncias sobre possíveis irregularidades na Câmara Municipal?Dom Delson - A denúncia foi feita a partir de um vereador, de alguém que conhece e está lá dentro. É uma denúncia muito séria, preocupa a comunidade, a sociedade e foram encaminhadas as denúncias as autoridades competentes, para averiguar e dar uma resposta à sociedade. Veio o carnaval, as coisas se acomodaram, e ninguém fala mais nisso. Então é preciso manter viva na memória da comunidade esse acontecimento muito sério. Daí a necessidade da gente retomar o tema e cobrar das autoridades, a apuração e a conclusão que a que chegar. Esperamos que isso seja feito e sabemos que os processos demoram, mas é importante que a comunidade esteja sendo informada dos passos que estão sendo dados. A minha fala foi porque alguns vereadores fizeram críticas diretamente a minha pessoa e a Igreja, tentando nos calar, e neste sentido não podemos aceitar esse tipo de pressão. Estamos numa sociedade democrática, temos direito de expressão e se eles se referiram a Igreja, eu tenho direito de defender nosso posicionamento. Se alguém tem alguma coisa contra a Igreja, que faça a denúncia, entregue as autoridades e nos investiguem. Como houve denúncia na Câmara Municipal, por parte de um vereador, com um documento com a fala de um vereador, se complicando na demonstração dos procedimentos lá de dentro, então só nos cabem pedir a apuração e foi isso que fizemos.
Essa reação por parte de alguns vereadores, o senhor entende como algum tipo de ameaça à Igreja?
Não. Eu creio que é uma prática em que alguém que se sente ameaçado por alguma coisa é reagir. Foi uma reação, não sabendo naquele momento o que dizer e fazer. Sabendo também da autoridade que é o Bispo na Diocese de Caicó, da credibilidade que a Igreja tem, eles tremeram na base, porque quando a igreja toma um posicionamento realmente é porque é uma coisa séria. Se fosse uma coisa banal, eu não iria perder tempo com isso. Mas como é algo muito sério e que diz respeito a estabilidade da vida democrática no nosso município e do mal uso dos recursos públicos, então isso nos preocupa. Eu creio que as coisas serão apuradas, não a partir de dentro da Câmara, porque lá a situação é muito complicada. Precisa que a apuração venha de fora, do Judiciário, da Polícia Federal, para que as coisas fiquem esclarecidas. Eu não tenho nada contra nenhum vereador, mas uma instituição como a Câmara Municipal não pode ter este tipo de atitude.
A própria Câmara Municipal admite que irá também fiscalizar as denúncias. O senhor acredita que essa ajuda pode ser importante?
Eu espero, se realmente há sinceridade. Agora veja, se o que Zé Maria disse é verdade, que uma boa parte dos vereadores está de certa forma comprometida, aí fica difícil que eles mesmos apurem, falhas e delitos, que eles mesmos praticaram. E nós sabemos, eu não sou mais menino, como é o procedimento nestas situações: acabar com as provas, colocar um técnico muito esperto para arrumar as coisas, dar uma forma aparentemente legal de que não existe nenhum problema, e aí já depois de tantos dias que os fatos passaram, creio que estas providências já estão sendo tomadas por parte do legislativo, e aí fazer com que as provas cheguem às autoridades competentes vai ser muito difícil.
O senhor acha que a Câmara tem como adotar um ritmo normal de trabalho, enquanto as investigações são realizadas?O normal seria que tivesse uma CPI, mas como eles vão fazer uma CPI sobre eles mesmos? Então fica muito difícil. Por isso que uma intervenção externa seria uma coisa mais plausível. E eu espero que isso esteja acontecendo, através do Judiciário e da Polícia Federal.
Qual o real papel da Diocese de Caicó neste processo?
Nós participamos como instituição da sociedade. A igreja é formada de cidadãos, eleitores, contribuintes de impostos e temos a responsabilidade de que as instituições do nosso país e município funcionem a contento, de acordo com a lei. O que a gente gostaria mesmo de esperar de uma Câmara Municipal, é que ela cumpra o seu papel. Agora, com uma denúncia como essa, a gente fica com dúvida. A gente sabe de denúncia de corrupção em todo o Brasil. Aqui e acolá se consegue fazer uma limpeza em certos municípios. E a gente teme que o mesmo esteja acontecendo aqui em Caicó, um município pobre, que não chegam muitos recursos, o povo passa dificuldade, e vê de uma hora pra outra uma denúncia, de que o dinheiro que já é pouco do município, está sendo desviado de modo assim. Isso nos chateia como cidadão e questiona a credibilidade da instituição. É verdade que não são todos os vereadores, mas quando há um grupo forte de vereadores que praticam estas coisas, os outros ficam de mãos amarradas.
Alguns alegam que, pelo fato de dentro do Fórum de Debates estarem militantes políticos e possíveis pré-candidatos a cargos no próximo ano, poderia também existir o interesse político. Como o senhor vê essa questão?
A política é uma atenção, e aqueles que estão dentro dela, tem suas propostas e projetos, e quando descobrem falhas, vão em cima. Eu creio que em tudo há um "quê" político, eu não sou ingênuo de achar que é tudo puro. Há as intenções e as ideologias. Mas o que nós perguntamos é se existe ou não esse fato da denúncia? Essa é a preocupação nossa. Porque se existe, não pode querer esconder as coisas, dizendo que é porque tem política pelo meio, porque tem partidos interessados. Existem ou não existem os fatos da denúncia? Se existem, as pessoas terão que responder.

Que denúncias o senhor se referiu, quando disse que se tiverem algo contra a Igreja ou contra o senhor, que apresentem as provas?
Eu não ouvi o discurso, porque não estava na Câmara, mas alguns vereadores acusaram a Igreja de corrupta, falaram do bispo, porque participei daquela caminhada. Eu sou cidadão, tenho direito e deveres. Se existe alguma acusação contra mim ou contra a Igreja, ou algum membro da Diocese que faça a acusação e vamos nos defender. Agora, generalizar um fato que aconteceu no passado, que aconteceu com isso e aquilo e dizer que é com toda Igreja, isso não posso aceitar. Que a Igreja tem falhas, tem. A Igreja é feita de seres humanos. O Papa Bento XVI tem pedido isso insistentemente para que as coisas sejam apuradas, e que se existem responsáveis, que respondam por isso. Seria bom que essa mesma atitude estivesse presente no Judiciário, nos municípios, nas Câmaras Municipais, que se houve faltas, que essas pessoas respondessem diante da lei.

ANIVERSARIANTE DO DIA

No dia em que se comemora a preservação mundial da água doce, também comemora-se o aniversário deste blogueiro e do meus amigos Rafael e Berguinho.

Obrigado a todos e a todas que acreditam ser possível transformar o mundo através da luta.

Parabéns a todos nós!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Últimas sobre a visita de Obama ao Brasil

DEM esfacelado

O DEM, partido que apoiou a ditadura militar no Brasil, vem mudando de sigla de acordo com a conjuntura para permanecer vivo, porém com o fenômino do lulismo o partido se esfacelou. Hoje os democratas sofreream mais uma grande baixa nos seus quadros com o anúncio da saída do prefeito de São Paulo e de mais de uma dezena de deputados federais. Kassabe anunciou ao país a criação de um novo partido político, o PSD, com isso criou-se um movimento de esvaziamento dos democratas brasileiros. 

Porém, alguns questionamentos devem ser feitos sobre esse fato: qual o programa do novo PSD? será que não é mais uma tentativa de mundança de sigla para os caciques politicos permaneçam vivos?

Pense, reflita e emita sua opinião! 

domingo, 20 de março de 2011

Após ampla reforma, aulas no CEJA recomeçam no dia 28/03

Após uma ampla reforma nas suas instalações, o Centro Educacional José Augusto (CEJA), a mais tradicional Escola de Caicó, está pronta para retomar seu ano letivo 2011. De acordo com o prof. Roberto Sérgio, diretor da Instituição de Ensino, as aulas recomeçarão na segunda-feira, dia 28 de março. A reforma foi necessária para a adaptação da Escola ao projeto do Ministério da Educação, Brasil Profissionalizado. Na escola funcionará o curso técnico em Enfermagem (só em 2012), e os investimentos na reforma e adaptação do funcionamento é da ordem de R$ 1 milhão e 600 mil.
Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática. Mais de R$ 500 milhões já foram repassados pelo Ministério da Educação para estimular a implementação de ensino médio integrado à educação profissional nos estados.

Gasolina em Caicó chega a R$ 2,80


A população de Caicó acordou ontem com uma notícia desagradável, a gasolina que custava em média    R$ 2,67 aumentou para R$ 2,78, chegando em aguns postos a R$ 2,80. Ninguém sabe explicar o motivo de tamanho aumento, mas o fato é que está cheirando a cartel. 

Novas informações sobre o Concurso para professor do RN


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte continua obrigado a realizar o concurso público para professores, mas ganhou um prazo de 45 dias para apresentar um novo quadro da necessidade de preenchimento de vagas.
Recentemente, o Governo suspedeu todos os concursos do Estado, mas o ministério público se reuniu com as secretarias estaduais de planejamento, administração e educação para cobrar a determinação judicial que obriga o Estado a fazer concurso para contratação de professores.
A informação foi repassada na semana passada pelo coordenador de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação, Pedro Guedes a uma comissão do SINTE-RN.
Pedro Guedes relatou que o Secretário Estadual de Administração Manoel Pereira contestou os números de vagas necessários para se chegar a normalidade nas escolas estaduais. Para ele o número de professores a serem contratados pode ser menor. “É o Estado contestando o Estado. ”
Fonte: SINTE/RN

sábado, 19 de março de 2011

Cespe Unb irá organizar concurso dos Correios de mais de 8 mil vagas

Cespe irá organizar concurso de mais de 8 mil vagas

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) escolheu o Cespe/UnB como organizador do concurso que deverá preencher mais de 8 mil vagas em todo país. O extrato de dispensa de licitação foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. Por se tratar de uma estatal com orçamento próprio, os Correios ficaram de fora da suspensão de concursos anunciada pelo Governo Federal no último mês.  Nos próximos dias, a estatal deve divulgar o cronograma e demais detalhes do concurso, segundo informações de sua assessoria de imprensa.
A seleção será para os cargos de agente de correios, analista de correios, analista de saúde, auxiliar de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, e técnico em segurança do trabalho.
O novo concurso vai substituir a seleção anterior, que abriu 6.565 vagas em 2009 e que foi cancelada após inúmeros problemas com a Justiça.

FONTE: JC Concursos (14/03/2011)

Aviões franceses abrem fogo contra tropas de Kadafi

AFP
Paris, 19 mar - Os aviões franceses que neste sábado começaram a operação militar na Líbia abriram fogo contra as forças de Muammar Kadafi, anunciou o Ministério da Defesa francês, que ressaltou que a missão pretende garantir a exclusão do espaço aéreo e evitar ataques contra a população civil.

Thierry Burkhard, coronel do Estado-Maior do Exército, indicou em entrevista coletiva que um dos caças franceses envolvidos nas operações desta tarde realizou "um tiro contra um veículo militar".

A missão, que ainda não tinha terminado quando Burkhard falava à imprensa em Paris, aconteceu "com meios franceses", com um total de 20 aviões apoiados por duas fragatas que se encontravam na região.
No entanto, também colaboraram aviões radar Awacs de outra nacionalidade, indicou o coronel do Estado-Maior, que não quis precisar o país de procedência.

O oficial justificou a iniciativa francesa afirmando que era necessário atuar "rapidamente", embora tenha se esforçado em insistir que se trata de uma intervenção internacional, e que a França espera que outros países tenham seus dispositivos em prontidão.

A operação começou por volta das 11h (7h de Brasília) com a decolagem de quatro caças Rafale da base francesa de Saint Diziers. Às 15h (11h) se somaram outros aviões de combate Mirage com o objetivo de "atacar alvos militares" caso fosse constatado que as forças de Kadafi atuavam contra a população civil.

fonte: portal yahoo

O QUE ESTÁ POR TRÁZ DA VISITA DE OBAMA AO BRASIL?

      A primeira visita de um presidente norte-americano ao Brasil aconteceu em 1943, período da segunda guerra mundial, no governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de convencer os o governo brasileiro a enviar soldados o combate na Itália. Até então, todos os presidentes americanos que vieram em nosso país foi com o intuito de levar benefícios e deixar prejuízo para o nosso desenvolvimento. Então, o que está por tráz da visita de Obama?

Pare, pense e reflita!